Quer abrir uma imobiliária? Saiba todos os passos a dar para iniciar o seu negócio neste ramo. Conheça as regras e os procedimentos que são necessários para ter uma empresa de mediação imobiliária.
A atividade imobiliária exige atributos como liderança, formação, persistência e paciência. Mas é, também, uma atividade rentável e que continua a crescer em termos de números de transações e volume de negócios.
9 passos para abrir uma imobiliária em Portugal
Abrir uma imobiliária é um negócio apelativo, sobretudo para quem já tem alguma experiência no setor. A procura de imóveis para comprar, arrendar e investir continua em alta, tal como os valores movimentados. Saiba o que tem a fazer antes de abrir a porta da sua agência imobiliária e fazer os seus primeiros negócios.
1. Abrir imobiliária independente ou investir num franchising?
É uma das primeiras decisões a tomar quando se pensa em abrir um negócio no setor imobiliário.
Por um lado, escolher um franchising para abrir a sua imobiliária poderá trazer-lhe grandes vantagens ao nível de know-how, parcerias e reconhecimento. Existem em Portugal várias opções de franchising imobiliário, o que lhe permite beneficiar da elevada notoriedade de uma marca e, assim, ter maior oportunidade de penetração de mercado.
No entanto, ao optar por esta solução, poderá sentir que tem menos flexibilidade na criação e gestão do negócio, por ter de corresponder a certos padrões e regras da rede de franchising. Há ainda a ter em conta os custos associados, como a franquia de entrada, royalties e fundo comum de marketing.
Por outro lado, é possível criar uma agência imobiliária de forma independente, o que concede mais liberdade de decisão no negócio. Contudo, este modelo pode exigir investimentos mais elevados, por exemplo, ao nível de marketing e comunicação, algo que é essencial neste setor.
2. Fazer um estudo de mercado e um plano de negócios
Estes análises são muito importantes nesta fase inicial da empresa. Devem explicar toda a sua ideia de negócio e incluir uma análise de rentabilidade financeira, assim como um plano de comunicação e marketing.
Neste caso, é importante perceber, por exemplo, se pretende investir no mercado imobiliário tradicional ou no mercado imobiliário de luxo, que tem vindo a crescer em algumas zonas.
Os estudos de mercado que realizar devem suportar a sua escolha e dar-lhe insights para criar o plano de negócio, que explicará detalhadamente toda a sua ideia.
A sua análise pode ser feita recorrendo a ferramentas como:
- 5 Forças de Porter (rivalidade entre os concorrentes; ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes e poder de negociação dos fornecedores);
- Análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças);
- Marketing mix (produto, preço, distribuição, promoção, posicionamento, pessoas e processo);
- Triângulo de ouro do posicionamento, que é formado por: expetativas dos clientes/consumidores, pontos fortes da concorrência e pontos fortes do seu serviço.
3. Avaliar o investimento necessário
Um dos pontos essenciais para abrir o seu negócio, quer seja de forma independente, quer opte por um regime de franchising, é perceber quanto vai gastar.
Por exemplo, qual o valor mínimo para investir num franchising imobiliário? Quanto custa arrendar/comprar um espaço com boa localização?
Seja qual for a opção, deve informar-se bastante bem e fazer uma estimativa dos custos necessários para abrir uma imobiliária, tendo em conta o melhor e o pior cenário, considerando todas as fases do processo a curto, médio e longo prazo.
Nessa estimativa deve incluir os custos fixos (como água, eletricidade, salários, entre outros) e os variáveis (por exemplo, comissões pagas aos consultores imobiliários e publicidade).
4. Procurar fontes de financiamento
Caso não tenha o capital inicial necessário, pode recorrer a fontes privadas, como financiamento bancário, empréstimos de familiares ou business angels.
Outra solução é perceber se existem incentivos públicos que possa recorrer para abrir a agência imobiliária. Informe-se sobre os apoios ao empreendedorismo junto de entidades como o IEFP, IAPMEI, ANJE, autarquias, entre outros.
5. Criar a empresa
Criar uma empresa em Portugal é agora um processo mais simples, já que muitos dos processos podem ser tratados através da internet.
Pode recorrer ao serviço Empresa Online se a empresa a criar for uma sociedade por quotas, sociedade unipessoal por quotas ou sociedade anónima. Esta opção tem um custo de 220 euros - se usar um modelo de pacto social pré-aprovado - ou de 360 euros, se o documento for elaborado pelos sócios. Para iniciar o negócio como Empresário em Nome Individual (ENI) ou trabalhador independente, pode abrir atividade no Portal das Finanças.
Se preferir um atendimento presencial, pode dirigir-se a qualquer um dos balcões Empresa na Hora. O custo base para abrir uma empresa na Hora é de 360€ e o pagamento terá de ser efetuado nesse momento. No momento da constituição da empresa, deve ter consigo todos os documentos e o capital necessários.
Qual é o CAE para um negócio de mediação imobiliária?
O CAE para uma empresa de mediação imobiliária é o CAE 68310 - Atividades de serviços de intermediação de atividades imobiliárias e compreende a intermediação na compra, venda, arrendamento ou atividades similares sobre imóveis, executadas por conta de terceiros mediante o pagamento de uma taxa ou comissão.
Contudo, pode ter de utilizar outros CAE(s) secundários como:
- CAE 68110 - Compra e venda de bens imobiliários;
- CAE 68200 - Arrendamento e exploração de bens imobiliários próprios ou em locação;
- CAE 68323 - Atividades de angariação imobiliária;
- CAE 68324 - Atividades de avaliação imobiliária
- CAE 68321 - Administração de imóveis por conta de outrem;
- CAE 69101 - Atividades jurídicas, exceto dos cartórios notariais.
Conheça todos os CAE para as atividades imobiliárias.
Leia também: O que é o CAE e como escolher o código certo
6. Garantir as licenças necessárias
Para exercer a atividade de mediação imobiliária, como pessoa singular ou coletiva, deve solicitar, antecipadamente, junto dos serviços do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC, I.P.) um pedido de licenciamento.
A lei estabelece dois requisitos de acesso à atividade para a concessão de licença:
- Possuir idoneidade comercial;
- Ser detentor de seguro de responsabilidade civil no valor mínimo de 150.000 euros, ou garantia financeira ou instrumento equivalente que o substitua.
Para iniciar o processo de licenciamento, deve apresentar alguns documentos (que pode consultar nesta página do IMPIC). Após fazer o pedido, a concessão de licença depende da comprovação dos requisitos de ingresso na atividade e do pagamento da(s) respetiva(s) taxa(s).
Pode obter a licença de mediação imobiliária online ou presencialmente. Os modelos a preencher para o requerimento da licença podem ser obtidos no portal do IMPIC. É possível submetê-los através do site ou apresentá-los nos postos de atendimento ao público do instituto ou no Balcão do Empreendedor.
Uma licença AMI (Atividade de Mediação Imobiliária) tem os seguintes custos:
- Licenciamento: 100€;
- Registo: 50 €
- Regulação da atividade (anual, paga em janeiro): 265 €.
Ao custo de uma licença AMI acresce um valor, proporcional ao número de meses completos por decorrer até ao fim do ano civil em curso, da taxa anual de regulação da atividade.
Podem existir custos adicionais, nomeadamente agravamento por falta de pagamento ou pedidos de segundas vias, que podem ser consultados na Portaria n.º 199/2013 de 31 de maio.
7. Investir numa equipa multidisciplinar e especializada
As equipas fazem toda a diferença no sucesso de um negócio. Neste mercado, em particular, é imprescindível investir em colaboradores e/ou agentes com um gosto especial pela atividade imobiliária.
O facto de existir experiência anterior na área pode ser valorizado, mas há outros pontos a ter em conta no recrutamento de um consultor imobiliário, uma vez que é um mercado desafiante:
- fortes skills comerciais e de marketing;
- empatia e simpatia, para que possam prestar um atendimento de alta qualidade e transmitir confiança aos seus clientes;
- elevado sentido de responsabilidade;
- disponibilidade para trabalhar fora dos horários habituais;
- resiliência e empenho.
8. Fazer a gestão da empresa
Depois da criação da empresa e do licenciamento aprovado, deverá centrar-se na sua gestão, o que inclui áreas como contabilidade, logística, faturação e recursos humanos.
Há que ter em conta o investimento no arrendamento ou leasing do espaço físico onde trabalhará, assim como em softwares de faturação, gestão, contabilidade e CRM.
Existem sistemas que ajudam na gestão de várias áreas em simultâneo, como logística, contabilidade e faturação, mas o mais importante é escolher os que melhor se adequam ao seu negócio.
O Cegid Vendus é um software para imobiliária com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas, criar orçamentos em segundos, entre outras funcionalidades.
Como é um sistema de faturação cloud, basicamente tem tudo o que necessita, em ambiente online, em qualquer lugar. Tudo sem recorrer a papéis, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento.
9. Divulgação e promoção dos serviços imobiliários
A atividade imobiliária é extremamente competitiva e, por isso, para se destacar neste meio, deve investir na comunicação e promoção dos seus serviços de forma estratégica para atrair clientes.
Para abrir uma imobiliária virtual, é imprescindível ter um site próprio, onde os clientes possam conhecer a empresa, aceder aos contactos dos agentes e ver todos os imóveis em comercialização, através de uma pesquisa intuitiva. É também muito importante fazer um bom trabalho ao nível de SEO e SEA, para que mais facilmente o seu site apareça nos resultados de pesquisa.
Estar presente no LinkedIn e noutras redes sociais, como Facebook e Instagram, também pode ajudar. Este acaba por ser mais um ponto de contacto com possíveis clientes, assim como uma forma de partilhar os seus imóveis, novidades e, até, testemunhos de clientes, através de imagens e vídeos interativos.
Ao ter um escritório físico deve criar conta e marcar o local no Google My Business, com as suas informações atualizadas, como horários de funcionamento, morada e outros detalhes.
Por fim, pode também fazer sentido promover a imobiliária e imóveis disponíveis através de alguns meios tradicionais, como outdoors, panfletos, jornais locais e cartões de visita, para cada um dos agentes.