Como abrir uma lavandaria self-service em Portugal: 8 dicas para ser bem sucedido

Blog / Empresas / Como abrir uma lavandaria self-service em Portugal: 8 dicas para ser bem sucedido
Como abrir uma lavandaria self-service em Portugal: 8 dicas para ser bem sucedido

Com um dia a dia cada vez mais agitado, muitas pessoas procuram soluções práticas e rápidas para as tarefas domésticas, incluindo a lavagem e a secagem de roupa. Assim, as lavandarias self-service tornaram-se populares nos últimos anos em Portugal.  Por isso, se está a pensar abrir uma lavandaria e oferecer serviço de lavagem e secagem self-service, descubra o que precisa saber neste artigo!

O que é uma lavandaria self-service e como funciona?

Uma lavandaria self-service ou automática, é um local que disponibiliza máquinas de lavar e secar self-service, que podem ser utilizadas mediante um pagamento, normalmente em moedas ou fichas, que varia função do tempo de lavagem e da capacidade da máquina.

Embora cada lavandaria self-service tenha o seu próprio funcionamento, os processo de lavagem e secagem self-service é idêntico, o cliente:

  • troca dinheiro por fichas de utilização das máquinas de lavar e de secar roupa;
  • escolhe a máquina pretendida, coloca a roupa no seu interior, introduz a ficha e seleciona o programa;
  • recolhe a roupa e procede à sua organização (normalmente a lavagem demora cerca de 1h e a secagem 30 minutos).

Dicas para abrir uma lavandaria self-service

Se está a considerar empreender neste mercado, saiba que abrir uma lavandaria self-service em Portugal pode ser um negócio rentável, no entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em conta para que o empreendimento seja um sucesso.

1. Realize um estudo de mercado

Antes de iniciar qualquer negócio é importante realizar um estudo de mercado detalhado e abrir uma lavandaria automática não é exceção! Por isso, invista tempo para conhecer a concorrência, o perfil do público-alvo, os hábitos dos consumidores e avalie as oportunidades e ameaças do mercado. Saiba como fazer uma análise SWOT.

2. Procure financiamento

Se não tem disponibilidade económica para abrir a lavandaria self-service, pode recorrer a diversos apoios, nomeadamente:

  • Crédito bancário ou microcrédito - consulte diversos bancos e escolha a proposta mais vantajosa;
  • Apoios IEFP - com acesso a linhas de crédito como Microinvest e Invest+;
  • Crowdfunding - financiamento colaborativo online;
  • Financiamento para jovens empresários - Investe Jovem.

Conheça os apoios existentes para criação do próprio emprego.

3. Legalize a Lavandaria

Se optar por criar uma empresa, a melhor forma é recorrer a um Balcão de Empresa na Hora. Vai precisar do Certificado de Admissibilidade de Firma, celebrar a escritura pública, declarar o início da atividade, fazer a inscrição na Segurança Social e proceder ao registo comercial. Saiba mais como abrir uma empresa em Portugal, independentemente da área de negócio. Também pode optar por abrir atividade como trabalhador independente. Encontre respostas para as principais questões sobre ser Empresário em Nome Individual.

Com o Licenciamento Zero, a abertura da lavandaria self-service pode ser feita sem vistoria e emissão de alvará prévios. No entanto, é necessário declarar o comprometimento com a legislação em vigor e assumir responsabilidade perante o cumprimento de todos os requisitos legais e de funcionamento da atividade que constam na Portaria n.º 789/2007 de 23 de julho (junto da Câmara Municipal). Este regime simplificado só se aplica quando não há necessidade de obras e quando o local tem licença válida de utilização para comércio. Saiba mais sobre o Licenciamento Zero.

4. Escolha uma boa localização

A escolha da localização é crucial para o sucesso de uma lavandaria self-service. Preferencialmente escolha um local movimentado, bem visível e de fácil acesso, próximo de zonas residenciais e que não tenha uma lavandaria automática por perto. Pode optar por criar um conceito de lavandaria self-service de raiz ou então investir num franchising, conheça algumas opções em Portugal.

5. Crie um espaço funcional com equipamentos de qualidade

Criar um espaço agradável, funcional, com um ambiente limpo e bem iluminado é fundamental para o sucesso de uma lavandaria self-service. Um espaço bem pensado pode atrair mais clientes e melhorar a experiência de quem utiliza os serviços de lavagem e secagem self-service.

Invista em máquinas de lavar e secar self-service de qualidade, resistentes à utilização e de fácil manutenção. Procure no mercado equipamento moderno, eficiente e de grande capacidade para satisfazer as necessidades de todos os potenciais clientes. Não se esqueça de dimensionar o espaço da lavandaria de forma adequada, criando um espaço específico para as máquinas de lavar e secar self-service de forma a otimizar o espaço e facilitar a circulação dos clientes.

6. Determine o preço e horários adequados

Após ter em conta os custos operacionais e o preço praticado no mercado, estabeleça um valor justo que permita atrair clientes e obter lucro. Pode optar por definir pacotes de preços, oferecer promoções e descontos para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Por exemplo, em cada 10 lavagens, oferece uma ou pack de lavagem e secagem por um valor mais reduzido.

Procure proporcionar horários mais alargados ou mesmo disponibilize um serviço de lavandaria 24 horas, pois, desta forma, alcança um maior número de tipos de clientes, que podem utilizar as instalações a qualquer momento. Conheça as nossas dicas para aumentar as vendas da lavandaria self-service.

7. Ofereça serviços adicionais

Os clientes vão passar algum tempo na lavandaria automática, enquanto aguardam pela lavagem ou secagem das roupas. Por isso, é uma boa estratégia oferecer serviços adicionais para atrair novos clientes e aumentar a fidelização dos já existentes. Por exemplo, disponibilizar uma televisão, wi-fi gratuito ou vending machines ajuda a passar o tempo e aumenta o nível de satisfação dos clientes.

8. Invista em Marketing Digital

Investir em ações de marketing digital é muito importante para alcançar mais clientes e aumentar o reconhecimento da lavandaria self-service. Criar um site com boas imagens e informações claras e usar as redes sociais para divulgar os serviços da lavandaria self-service e oferecer promoções especiais para os seguidores são bons exemplos de práticas muito úteis! Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.