O Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Como Fazer Análise PEST de uma Empresa?


Fazer uma análise PEST permite realizar uma análise política, económica, social e tecnológica do ambiente externo da empresa e avaliar o impacto nos produtos, serviços ou mesmo globalmente na empresa. Poderá também ser designada por análise PESTEL  quando se pretende ainda analisar os fatores ambientais e legais.

 

Passos para fazer uma análise PEST

Análise Política PEST

Neste ponto deve ser avaliado o clima político e o grau de intervenção do governo na economia:

  • Pontos de vista sobre a política comercial que afeta a empresa;
  • Regulamentos específicos do setor;
  • Acordos de comércio internacionais em vigor;
  • Estabilidade do Governo;
  • Próximas eleições e possíveis implicações de um novo cenário político;
  • Abordagem do Governo relativamente a política corporativa, responsabilidade social corporativa, questões ambientais e legislação de proteção ao cliente;
  • Outros fatores políticos.
  • Análise Económica PEST

Nesta fase deve ser analisado o ambiente financeiro e os indicadores de crescimento económico do país:

  • Taxa de inflação e sua influência;
  • Estabilidade ou crescimento das taxas de câmbio;
  • Taxa de juros e capacidade de compra;
  • Taxa de desemprego e gestão de mão de obra qualificada;
  • Declínio ou crescimento da economia;
  • Facilidade ou dificuldade de acesso a crédito;
  • Outros fatores económicos.

Análise Social PEST

É o momento para compreender os aspectos culturais e demográficos da sociedade onde a empresa se insere:

  • Taxa de crescimento da população;
  • Taxa de natalidade e esperança média de vida;
  • Distribuição etária da população;
  • Níveis de literacia;
  • Hábitos de consumo;
  • Crenças sociais e religiosas;
  • Estilo de vida da população;
  • Tendências sociais do mercado;
  • Outros fatores socioculturais.

Análise Tecnológica PEST

Este fator auxilia no processo de analisar as mudanças tecnológicas existentes no mercado:

  • Novas tecnologias disponíveis e relevantes para a empresa;
  • Software que permite rentabilizar o negócio;
  • Automação que possibilita agilizar os procedimentos da empresa;
  • Outros fatores tecnológicos.

Veja também: