6 Estratégias de Marketing para Ecommerce que deve conhecer

Blog / Marketing Digital / 6 Estratégias de Marketing para Ecommerce que deve conhecer
6 Estratégias de Marketing para Ecommerce que deve conhecer

O ecommerce está a evoluir, por isso, para ter uma loja online bem sucedida num mercado tão competitivo é necessário recorrer a estratégias de marketing. Neste sentido, apresentamos seis estratégias que podem ser implementadas para aumentar as vendas online e fidelizar os clientes. Desde a criação de conteúdo relevante até à personalização da experiência do utilizador, saiba o que precisa para se destacar no mercado online!

O que é Marketing e quais as vantagens para ecommerce?

Marketing é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover produtos, serviços ou marcas com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.

De forma geral, marketing implica pesquisa de mercado e análise do comportamento do consumidor, criação de campanhas publicitárias e ações diretas com o público. Estas são as principais vantagens do marketing no ecommerce:

  • Aumento da visibilidade da loja virtual;
  • Geração de leads (potenciais clientes) que podem tornar-se compradores;
  • Alcance global com a internet, alcançando consumidores em diferentes regiões;
  • Aumento das vendas online e faturação da loja virtual.

Principais estratégias de marketing para ecommerce

Cada negócio é único, por isso as estratégias de marketing devem ser adaptadas à realidade da sua loja virtual. O sucesso do ecommerce depende da combinação de diversos fatores, que ultrapassam a área do marketing digital, como preços competitivos e um excelente atendimento ao cliente.

1. Marketing de Conteúdo para ecommerce

Criar e distribuir conteúdo relevante que capte a atenção dos clientes existentes e atraia potenciais clientes é uma ótima estratégia de marketing para ecommerce. O conteúdo deve ser útil, relevante e envolvente, capaz de capturar a atenção do público-alvo, levando-os a interagir com a sua loja online. Blogs, infográficos e vídeos são algumas plataformas que pode utilizar para veicular conteúdo:

  • Blog - é uma boa forma de criar conteúdo informativo e educativo, que aumenta o tráfego orgânico e impulsiona a conversão de vendas;
  • Vídeos - úteis para demonstrar produtos, oferecer dicas e tutoriais e partilhar histórias de sucesso de clientes.

2. Redes Sociais para ecommerce

As redes sociais são plataformas ideais para criar uma conexão com os clientes e promover os produtos que comercializa na loja online. Por isso, é necessário que crie uma forte presença online nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio. Facebook e Instagram são bons exemplos de redes sociais que permitem gerir a página de negócios e interagir com clientes e interessados. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Uma outra estratégia que pode utilizar são os chamados influencers, pessoas conhecidas com um grande leque de seguidores nas redes sociais, que ajudam a promover os seus produtos (através de publicações patrocinadas, avaliações de produtos, etc). Tenha o cuidado de procurar influenciadores com uma base de seguidores relevante para o seu nicho e que estejam alinhados com os valores da sua loja online.

3. SEO para ecommerce

A otimização de motores de busca (SEO - search engine optimization) é uma das estratégias de marketing mais importantes para qualquer site, especialmente para um ecommerce. Permite melhorar a visibilidade da loja online nos resultados de pesquisa do Google, aumenta o tráfego orgânico e as hipóteses de conversão de vendas.

É possível otimizar o site ecommerce, apenas é necessário garantir que tem uma boa estrutura e organização, com uma hierarquia clara de títulos e subtítulos, meta descrições bem escritas e palavras-chave relevantes. É muito importante que o conteúdo seja original, relevante e de alta qualidade, com imagens e vídeos que enriqueçam a experiência do utilizador.

4. Email Marketing para ecommerce

O email marketing é uma estratégia eficaz para manter os clientes interessados e informados. Newsletters, promoções exclusivas e informações sobre novos produtos, são exemplos de email marketing que funciona! Pode gerir as campanhas de email marketing através de ferramentas de automação de email, como o Mailchimp ou E-goi.

Por forma a criar uma campanha de email marketing eficaz, é importante usar design atraente e conteúdo que chame a atenção dos destinatários. O conteúdo do email deve ser interessante e relevante e deve incluir um call-to-action claro e visível, incentivando os destinatários a clicar e visitar a loja virtual.

5. Anúncios pagos para ecommerce

Publicitar os produtos que comercializa no site ecommerce é uma estratégia de marketing bastante eficaz. É possível criar anúncios nas redes sociais, direcionando-os para pessoas que se encaixam num determinado perfil demográfico ou de interesse, o que aumenta a eficácia da campanha e reduz custos desnecessários.

As redes sociais permitem que as marcas se comuniquem diretamente com público, ou seja, é possível  ouvir feedback, responder a perguntas e facultar apoio. Esta interação pode aumentar a lealdade dos clientes e a reputação da loja virtual.

Para criar uma campanha publicitária nas principais redes sociais, deve conhecer bem o público-alvo e os seus hábitos de consumo e deve criar anúncios atraentes e criativos que chamem a atenção dos utilizadores. Algumas das principais plataformas de redes sociais para publicidade incluem o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

6. Remarketing para ecommerce

O remarketing é uma técnica de marketing que procura clientes que demonstraram interesse nos produtos da loja virtual. Com o remarketing, é possível mostrar anúncios personalizados a esses clientes, incentivando-os a revisitar loja online e, eventualmente, efetuar uma compra.

Nos motores de busca ou nas redes sociais, o remarketing permite mostrar anúncios a pessoas que já visitaram a loja online ou que tenham pesquisado por palavras-chave relevantes. Desta forma, aumenta a probabilidade das pessoas irem ao seu site e façam uma compra.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.