O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

3 Franchisings de centro de estudos


Os centros de estudos são cada vez mais procurados, como resposta à necessidade de muitos pais encontrarem acompanhamento ou ajuda na formação dos seus filhos. Já pensou em abrir o seu próprio centro de estudos? Se sim, conheça 3 franchisings de centros de estudos a que se pode associar!

Quem pretende abrir um centro de estudos em Portugal, poderá fazê-lo, essencialmente, de duas formas: a título individual ou associado a um franchising. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens associadas, nomeadamente o facto de a título individual poderem ter toda a liberdade e independência para fazer as suas próprias escolhas, embora os franchisings tenham outro tipo de vantagens, que fazem com que sejam a escolha nº1 por parte de muitos dos Empreendedores.

Antes de tudo, o que é um “franchising?”

Um franchising é um tipo de contrato de comercialização de bens e/ou serviços (neste caso, de serviços) onde o produtor (franchisador) concede à outra parte (franchisado) a comercialização dos seus bens e/ou serviços, a partir de algumas obrigações e contrapartidas financeiras.

Desta forma, o franchisador disponibiliza ao franchisado o direito de utilizar o seu conceito de negócio e marca, assim como a estratégia, métodos de trabalho e um apoio ao nível de know-how, formação e assistência personalizada.

O franchisado tem, assim, a possibilidade de se associar diretamente a uma marca com um elevado posicionamento no mercado e alavancar o seu negócio mais rapidamente. Conheça todas as vantagens deste modelo de negócio na Associação de Franchising.

Ler mais: Como angariar alunos para o seu centro de estudos

3 redes de franchising de centros de estudos mais conhecidas e utilizadas em Portugal

1- Explicolândia

O franchising Explicolândia em  2005, em Sacavém, com a missão de “prestar um apoio personalizado no estudo dos alunos e com elevada qualidade, onde os pais tenham um papel interventivo no acompanhamento dos seus filhos”.

Ao longo dos anos, foi-se tornando uma referência no apoio à aprendizagem dos alunos, a partir da utilização de procedimentos e estratégias pedagógicas de elevada qualidade e exigência, com um bom custo-benefício.

Recentemente, de forma a adaptar-se às novas necessidades do mercado, foi criada, de forma complementar, a Explicolândia Home Study, que consiste num apoio ao domicílio na região da Grande Lisboa.

Neste momento, a marca Explicolândia é um conceito de sucesso e bastante reconhecido no mercado, com um posicionamento bem consolidado. Assim, tornar-se franchisado da Explicolândia dar-lhe-á a oportunidade de possuir um negócio próprio com o suporte de uma marca e de um sistema bem reconhecido na área do ensino, o que acarretará menos possibilidade de riscos e lhe permitirá poupar tempo, dinheiro e energia.

A Explicolândia oferece, ainda, um elevado suporte do franchisado e procura parceiros em diferentes locais do país, de modo a contribuir para que a marca seja considerada como a melhor marca nacional em serviços de educação.

  • Investimento estimado para equipamento do espaço: 6500-7500€
  • Direito de Entrada: 3500€ + IVA
  • Royalties de Exploração: 3,0% (1º ano), 4,0% (2º e 3º ano), 5% (4º e 5º ano)
  • Taxa de Publicidade: 0,0% (1ºano), 1,0% (2º, 3º e 4º ano), 1,5% (5º ano)
  • Duração do Contrato: 5 anos, com renovação automática

Conheça todas as condições para se tornar um franchisado da Explicolândia!

2- Ginásios da Educação Da Vinci

Presente em mais de 40 localidades em Portugal e contando com uma presença internacional em Angola e no Brasil, os Ginásios da Educação Da Vinci são uma marca de franchising de centros de estudo e outros serviços de educação e formação.

Originária em Portugal, a marca é considerada 100% portuguesa e como o “franchising nº1 em Portugal em serviços de apoio educativo”, oferecendo uma multiplicidade de serviços de educação, desde os serviços de apoio escolar e explicações, passando pela formação profissional e cursos de línguas, até à variada oferta de outros serviços educativos e pedagógicos dirigidos tanto a crianças e jovens como também a adultos.

  • Investimento inicial: 15000€
  • Investimento total (engloba os equipamentos, obras e direitos de entrada, embora dependa da necessidade de obras e intervenção no imóvel) : até 22500€
  • Duração do contrato: 5 anos
  • Royalties: 6% da faturação mensal
  • Taxa de Publicidade: 1,5% da faturação mensal

Esclareça todas as suas questões relativas a este franchising!

3- Centro Kumon

A Kumon teve origem a partir de um conceito japonês, criado em 1958 por Toru Kumon, com o objetivo de ajudar o seu filho a estudar matemática e inglês, o que explica o facto deste franchising de centro de estudos se diferenciar pela aposta nestas duas competências (matemática e inglês), não seguindo o plano escolar corrente.

O objetivo da Kumon é construir um futuro melhor para todas as crianças, a partir de um acompanhamento físico e online. Por isso, se tem paixão pela educação, a Kumon dá-lhe a oportunidade única de gerir o seu próprio negócio em diferentes zonas do país, integrando a equipa de orientadores da Kumon, aproveitando o auxílio de alguns dos seus coordenadores na montagem do centro e a formação por parte do franchisador.

A formação é algo que a Kumon dá bastante importância e, como tal, oferece uma formação inicial de duas semanas, bem como apoio durante todas as fases ao nível da gestão, marketing e comunicação, de modo a garantir a partilha das melhores práticas para fazer, realmente, a diferença na vida das crianças.

Embora não seja estritamente necessário ter experiência profissional no setor da educação, a Kumon diz ser fundamental que os franchisados tenham vocação educativa e empatia com crianças para montar um franchising Kumon.

  • Investimento (inclui a taxa de adesão, a preparação das instalações, o mobiliário e as licenças): 12000-20000 €

Saiba como abrir um franchising de centro de estudos Kumon!

Comece o seu negócio franchisado de Centro de Estudos!

Reforçamos que estes são apenas alguns dos principais franchisings de centros de estudo aos quais se pode associar, sendo que é importante, e imprescindível, fazer uma pesquisa profunda acerca do assunto, analisar quais os franchisings que fazem match com os seus objetivos e com o seu orçamento, assim como definir se esta é a opção mais vantajosa para o seu negócio, tendo em conta todas as vantagens e desvantagens.

Recorde-se que este é um grande investimento e, como tal, deve criar um plano de negócios, com toda a sua ideia de negócio detalhada, de modo a guiar e apoiar as suas escolhas. Para alcançar o sucesso, conheça as melhores dicas para promover o seu centro de estudos online!