Guia completo para abrir Padaria/Pastelaria

Blog / Empresas / Guia completo para abrir Padaria/Pastelaria
Guia completo para abrir Padaria/Pastelaria

Quanto custa para montar uma padaria? O que se vende numa pastelaria? Quais são os procedimentos legais? O que é preciso fazer antes de começar? Que tipo de equipamento é necessário? Estas são algumas das questões que pode ter se está a pensar abrir uma padaria ou pastelaria em Portugal, por isso criamos um guia para se orientar no seu novo negócio!

O que se vende numa Pastelaria/Padaria?

Uma boa padaria deve ser conhecida pela qualidade e variedade de pão que disponibiliza aos seus clientes. Normalmente, as padarias e pastelarias também oferecem croissants, diversos tipos de bolos e bebidas variadas, onde não pode faltar o típico café.

No entanto, estes são os artigos básicos que todas as padarias e pastelarias disponibilizam aos seus clientes, pode sempre inovar e oferecer bebidas e bolos diferentes, optar por ter menus ou ainda apostar em marcas próprias, por exemplo, ter o seu próprio leite com chocolate ou manteiga para vender. Conheça 10 ideias para aumentar as vendas da sua pastelaria ou padaria.

O que é preciso para abrir uma Pastelaria/Padaria?

O primeiro passo e talvez o mais importante é o planeamento. Idealize detalhadamente o tipo de pastelaria ou padaria que pretende, nomeadamente o tipo de pão, bolos e bebidas que gostaria de oferecer aos seus clientes. Não se esqueça de identificar o melhor local para estabelecer a sua pastelaria ou padaria.

De seguida, identifique o investimento inicial necessário e todos os custos associados com a abertura e funcionamento da pastelaria ou padaria. Se não tiver capital próprio, este é o momento certo para procurar financiamento para o seu negócio. Conheça as nossas dicas para abrir uma pastelaria ou padaria com toda a tranquilidade.

Quanto custa montar uma Pastelaria/Padaria?

Essencialmente, existem várias formas para iniciar o seu negócio: ou cria uma padaria/pastelaria de raiz ou opta por um franchising ou ainda adquire uma já existente. De qualquer forma, existe sempre um investimento inicial com equipamentos e mobiliário necessários à atividade. Mesmo que tenha um valor baixo para investir, é possível montar uma padaria ou pastelaria com pouco dinheiro.

Quais as licenças para abrir uma Pastelaria/Padaria?

O processo para abrir uma pastelaria ou padaria não é complexo, mas necessário. O licenciamento zero - regime simplificado de instalação e funcionamento, é a melhor opção. Desta forma, para abrir uma padaria ou pastelaria não são necessárias licenças, autorizações, vistorias.

Apenas existe a obrigação de comunicar a abertura ou modificação do seu negócio, declarando o comprometimento com a legislação em vigor, através do Balcão do Empreendedor. Conheça todos os requisitos necessários para começar a faturar na sua padaria ou pastelaria.

Qual o Software de Faturação ideal para Pastelaria/Padaria?

Se tem uma padaria ou uma pastelaria está obrigado a faturar através de um software certificado pela Autoridade Tributária (AT). Para escolher o programa de faturação mais adequado ao seu negócio, identifique as reais necessidades do negócio e procure soluções no mercado que vão ao encontro do que precisa. Veja as nossas dicas para escolher um software de faturação para padarias e pastelarias.

O Vendus é um software simples, intuitivo e bem-sucedido no mercado. Este programa de faturação na cloud permite registar e controlar as vendas da padaria ou pastelaria rapidamente. Pode experimentar gratuitamente durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Como ter uma Pastelaria/Padaria Online?

Esta é uma excelente forma de alargar o seu estabelecimento físico. A principal vantagem de uma pastelaria online é chegar a um maior número de clientes, em diversos pontos do país. No fundo, tem uma pastelaria aberta 24 horas, 7 dias por semana, sem custos extra associados. Isto é especialmente conveniente para o cliente, pois, pode escolher os produtos, realizar as compras na hora e local que quiser e receber comodamente em casa.

Pode optar por criar uma loja virtual de raiz ou utilizar plataformas existentes. Por exemplo, o Vendus Go! é um software grátis, simples e prático que lhe permite, em pouco tempo, configurar e ativar uma mini loja online, pronta a receber encomendas dos seus clientes.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.