15 ideias de negócio para se lançar como freelancer em 2023

Blog / Empreendedorismo / 15 ideias de negócio para se lançar como freelancer em 2023
15 ideias de negócio para se lançar como freelancer em 2023

O mercado de trabalho está em constante mudança e cada vez mais profissionais procuram áreas de negócio com maior grau de flexibilidade e autonomia. Ser um freelancer oferece diversas oportunidades de negócio numa variedade de áreas. Por isso, se está à procura de ideias de negócio para se lançar como freelancer em 2023, chegou ao sítio certo! Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores opções para começar a trabalhar por conta própria.

Ideias de negócio para freelancers

Das artes ao mundo digital, existe lugar para que todos os profissionais possam criar o seu próprio negócio, gerarem rendimento e alcançarem realização pessoal. Deixamos 15 ideias que pode começar a implementar sem custos ou com pouco investimento, não deixe o seu sonho na gaveta!

1. Produção e Edição de Fotografia

Se tem um olho para a fotografia e gostaria de tornar um hobbie num negócio lucrativo, ser um fotógrafo freelancer pode ser uma boa opção! Existe cada vez mais uma procura por fotografias profissionais, tiradas em momentos chave da vida, como aniversários, casamentos, nascimento de filhos, etc. Por isso, especializar-se numa área, por exemplo, fotografia de bebés, pode ser uma forma de trabalhar por conta própria de forma eficiente e lucrativa.

Por outro lado, se tem skills e aptidão para edição de fotografias, também pode ter um negócio bem-sucedido. O interesse por filtros e edição tem sido crescente, especialmente por imagens de boa qualidade que parecem naturais e sem edição. Desenvolva competências digitais para exercer atividade como freelancer.

2. Decoração de Interiores

Se está sempre a decorar a sua casa ou a dar ideias para o design da habitação ou escritório dos seus amigos, pode considerar enveredar pela área de decoração de interiores. Quer tenha formação na área ou simplesmente uma aptidão natural, pode tornar-se num requisitado profissional de design de interiores.

Para começar, se tiver formação específica crie um portfolio de todos os projetos que realizou ao longo do tempo. Se não tiver formação formal em decoração de interiores, opte por reunir as ideias e dicas que foi oferendo aos amigos e conhecidos. Crie um bom ambiente de trabalho em casa.

3. Design Gráfico

Quase tudo precisa de design de qualidade, desde logotipos, infográficos a publicações bem pensadas para social media. Por isso, ser um desgner gráfico tem muito potencial, com forte probabilidade de trabalhar para diversos tipos de empresas.

Para trabalhar como freelancer na área do design necessita desenvolver sólidas skills de desenho e design gráfico, dominar softwares de design e conhecer os padrões profissionais da área. Uma ótima forma de começar como designer gráfico freelancer é usar o Canva, uma ferramenta de design online que torna o design gráfico acessível e intuitivo. Saiba o que fazer para começar a trabalhar por conta própria.

4. Guia Intérprete

Gosta de conhecer pessoas novas e tem um talento natural para línguas? Então opte por trabalhar como guia intérprete. Se é uma área que deseja investir, saiba que é uma das formas mais inspiradoras para descobrir a cultura, história e idioma de um determinado país.

Pode estudar para ser guia intérprete ou, se tiver muito experiência acerca de determinado local e, naturalmente, conhecimento de outras línguas para além da sua, apenas precisa de planear percursos e dedicar-se a contar a história da forma mais interessante possível. Também pode apostar nos canais digitais, por exemplo, criando vídeos turísticos em diversas línguas. Desta forma alcança mais pessoas e torna o seu trabalho mais conhecido. Conheça as vantagens e as desvantagens de ter um negócio próprio.

5. Cursos online

Tem conhecimento em alguma área específica? Ensinar e criar cursos online pode ser uma atividade rentável a que se pode dedicar! Udemy, Coursera ou Domestika são locais onde é possível encontrar variados cursos online dos mais diversos temas e pode ser um bom local para começar!

Organize e estruture o conteúdo que pretende ensinar, use ferramentas para criar os cursos da forma mais apelativa possível e inicie a sua atividade! Consulte as plataformas que pode aceder para ensinar online.

6. Tradução

Fala mais de que uma língua? Traduzir artigos, documentos oficiais, livros, etc é uma atividade que pode exercer como freelancer. Um mundo cada vez mais global propicia um maior número de conteúdo em diversos idiomas, o que significa muitas oportunidades para um tradutor!

Como tradutor freelancer, pode escolher os projetos e horário de trabalho, definir as taxas e condições de pagamento. Para ser bem-sucedido nesta profissão é importante ter competências linguísticas avançadas, conhecimentos especializados em áreas específicas, capacidade de negociação e gestão de projetos. Veja as nossas dicas para ser um freelancer de sucesso!

7. Data Analytics

Com tanta informação a circular atualmente, recolher, analisar e interpretar dados é fundamental para a sociedade de hoje em dia. Assim, o data analytics pode oferecer os seus serviços como freelancer a diversas empresas.

Para começar esta atividade, é importante ter competências técnicas em ferramentas específicas de análise de dados, além de conhecimentos em matemática e estatística. Também é útil ter experiência em visualização de dados, para que possa criar gráficos e apresentações que comuniquem claramente as suas conclusões. Pratique hábitos de sucesso para freelancers e empreendedores.

8. Dobragens e narração

Profissionais freelancers desta área prestam serviços de dobragem, locução e narração para diferentes tipos de projetos, como filmes, séries, desenhos animados, vídeos institucionais, comerciais de televisão, jogos, entre outros. Em vez de trabalhar para uma empresa de dobragem, este profissional freelancer atua de forma autónoma e independente.

Para exercer bem esta atividade, é necessário ter competências vocais avançadas, assim como conhecimentos técnicos em gravação de áudio e edição de som. Ter um estúdio com equipamento de qualidade é uma mais-valia para garantir a qualidade do áudio entregue aos clientes. Saiba o que é o networking e como criar uma boa rede de contactos.

9. Assistente Virtual

Um assistente virtual freelancer é um profissional que presta serviços de suporte administrativo e organizacional para clientes de forma remota: gestão de e-mails, telefonemas, agendamento de compromissos, realização de pesquisas na internet, inserção de dados ou gestão de arquivos digitais, entre outras tarefas.

Se quer trabalhar nesta área, tem de ter competências administrativas e de organização, ser proativo e desenvolver uma boa comunicação e relacionamentos interpessoais. Para além de se adaptar facilmente às necessidades do cliente, necessitam ter conhecimento de tecnologia e de ferramentas de comunicação e gestão de projetos, como e-mail, calendários online e aplicativos de mensagens. Saiba mais como ser um assistente virtual em Portugal.

10. Copywritter/criador de conteúdos

Um copywriter/criador de conteúdos freelancer produz conteúdo escrito para diferentes tipos de canais, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, anúncios, entre outros. O grande objetivo é produzir textos atraentes para promover produtos, serviços ou marcas, gerar leads, aumentar a interação do público e melhorar a visibilidade da empresa.

Naturalmente, se quer enveredar por esta atividade, tem de ter competências avançadas de escrita, criatividade e capacidade de pesquisa. Também é necessário perceber as necessidades do cliente e adaptar o estilo de escrita e a abordagem de acordo com o público-alvo e o objetivo do conteúdo, assim como dominar técnicas de SEO para garantir que o conteúdo produzido é facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. Saiba como atrair novos clientes como freelancer!

11. Web design

Criação de sites, desde todo o processo de design, criação de esboços e wireframes até ao desenvolvimento e implementação do site, é o trabalho de um web design freelancer. Para desenvolver com sucesso esta atividade necessita de competências/formação na área de design gráfico, desenvolvimento web, UX/UI e programação  e estar atualizado com as últimas tendências do mercado.

12. Desenvolvimento de apps ou jogos

Desenvolvimento de apps ou jogos como freelancer é uma ótima forma de trabalhar por conta própria e envolver-se em projetos interessantes e desafiadores. Esta atividade possibilita a criação de aplicativos ou jogos personalizados para clientes.

Para desenvolver apps ou jogos é importante ter conhecimentos em programação, design de interface do utilizador, gráficos e som, bem como compreensão das plataformas em que poderão ser publicados.

13. Social media

Social media implica a gestão de contas de redes sociais, com o propósito de aumentar o engajamento, a visibilidade e o reconhecimento de uma marca ou pessoa nas redes sociais.

Como freelancer de social media tem de compreender as necessidades dos seus clientes, cumprir um orçamento definido e ter competências na área de gestão de redes sociais, estratégias de marketing digital, criação de conteúdo e análise de dados. E, naturalmente, deve estar sempre a par das últimas tendências em redes sociais e ferramentas de gestão de social media.

14. Consultoria SEO

Área em franca expansão, pois, todas as empresas e negócios com presença digital, querem melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google ou noutros motores de busca. O objetivo é aumentar o tráfego orgânico do site e, consequentemente, gerar mais leads e vendas.

Como freelancer de consultoria SEO, tem de ter competências em análise de palavras-chave, análise de concorrência, otimização de conteúdo e estratégias de link building. Além disso, deve estar atualizado sobre as últimas tendências em SEO e ferramentas de análise de SEO. Vai acumular a sua atividade freelancer com trabalho dependente? Saiba o que fazer!

15. Contabilista

Ser um contabilista freelancer é uma opção interessante para profissionais que desejam trabalhar de forma autónoma e ter maior flexibilidade no seu dia a dia.

As principais competências necessárias para ser um contabilista freelancer estão relacionadas com contabilidade, finanças, impostos e gestão pessoas e tempo. Em Portugal precisa de frequentar um curso superior e ser contabilista certificado é fundamental para exercer a atividade.Se vai começar a sua atividade, descubra se a melhor opção é ser ENI ou trabalhador independente.

Seja qual for a área que escolher, é muito importante que conheça a agenda fiscal dos trabalhadores independentes para ter tudo regularizado perante a Autoridade Tributária.

Em termos de gestão e faturação da atividade que vai exercer, é muito importante que recorra a um software de faturação certificado que seja intuitivo, responda rápido e vá de encontro às suas necessidades. O Vendus é o ideal para freelancers e outros prestadores de serviços, consulte os planos deste software de faturação online.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.