Passo a Passo para se tornar um programador web freelancer

Blog / Empreendedorismo / Passo a Passo para se tornar um programador web freelancer
Passo a Passo para se tornar um programador web freelancer

A sociedade está a tornar-se cada vez mais digital, o que tem provocado uma revolução no mercado de trabalho. Por outro lado, são cada vez mais os profissionais que optam por trabalhar por conta própria, considerando todas as vantagens associadas. Saiba como tornar-se um programador web freelancer!

Nos dias de hoje, existe uma maior procura por profissionais nas áreas do IT (Tecnologias da Informação), marketing digital, análise de dados e entre outras. Os programadores web fazem parte dos profissionais de IT mais procurados, considerando o seu perfil técnico e competências associadas, essenciais para quem tem ou pretende criar uma plataforma digital, como website ou aplicação móvel, por exemplo.

Considerando a elevada procura e nível de especialização, são profissionais que auferem um bom salário anual (comparativamente à média nacional) e que não têm dificuldade em encontrar trabalho, uma vez que são necessários em praticamente todos os setores de atividade.

Estes fatores tornam esta profissão cada vez mais requisitada e desejada por muitos, embora seja necessário cumprir um conjunto de requisitos para se tornar programador web.

Em primeiro lugar, em que consiste ser um programador web freelancer?

A profissão de programador web, também conhecida por “developer” ou “Desenvolvedor web”, tem como principal objetivo transformar as instruções lógicas de diferentes linguagens de código com um determinado propósito. É através deste processo que são desenvolvidos programas, softwares, aplicações e websites, incluindo a sua manutenção e design.

Considerando o nível de tecnicidade necessária, por norma, uma grande parte dos programadores é especializada em engenharia informática ou noutro tipo de cursos na área da tecnologia.

Tal como em funções mais comuns, os programadores dividem-se por várias áreas de especialidade, considerando o tipo de programação utilizada e o fim a que se destina.

Existem, essencialmente, dois tipos de programadores web:

-Programadores front-end

São os responsáveis por criar e garantir toda a experiência e aspeto visual da plataforma - a chamada “interface gráfica”. Isso é feito a partir da conversão de dados, utilizando as linguagens principais de HTML, CSS e Javascript.

-Programadores back-end

Complementarmente aos programadores de front-end, os programadores back-end são responsáveis por criar as funcionalidades propriamente ditas do site. Têm um papel fundamental em garantir que tudo esteja operacional para que os clientes possam navegar e efetuar todas as ações, desde criar conta, efetuar login criar conta, adicionar artigos ao carrinho, efetuar a compra e entre outros.

Adicionalmente, num momento em que a maior parte das pessoas utiliza o telemóvel ou tablet para navegar online, utilizando aplicações móveis, já existem também Programadores especializados em mobile, isto é, que criam aplicações para dispositivos móveis, incluindo iOS e Android. É comum utilizarem as linguagens Java, Swift, Objective-C, Python, Ruby e PHP.

Existem, ainda, os Full Stack Developers, que têm um conhecimento mais global e um papel mais completo, uma vez que acabam por acompanhar todas as etapas de desenvolvimento, desde a fase inicial de levantamento de necessidades até ao desenho e implementação da interface.

Apesar de todas as vantagens desta profissão, existem vários requisitos para que possam tornar-se programadores profissionais. Estes requisitos ganham uma importância maior caso pretenda ser programador web freelancer, uma vez que acaba por cair sobre si todo o poder de decisão sob todas as ações e formas de trabalhar. No entanto, pode ser uma excelente forma de se iniciar nesta área, uma vez que não depende diretamente de terceiros e, assim, pode ter uma maior controlo e autonomia nas suas decisões.

Como tornar-se freelancer de programação web?

1.Possuir “veia de empreendedor”

Esta primeira dica pode ser aplicada a todos os trabalhadores em regime de freelancer. Ser freelancer pode exigir um maior nível de motivação e empenho, no sentido de todo o negócio e trabalho depender de uma única pessoa - você.

Como tal, na hora de tomar a decisão de se tornar trabalhador autónomo, é essencial ter uma veia de empreendedor, que o entusiasme a seguir o seu sonho todos os dias e o motive a tornar-se melhor profissional todos os dias, com foco no crescimento;

2. Definir, de forma objetiva, a sua estratégia

Como explicámos anteriormente, um Programador Web pode optar por especializar-se em diferentes linguagens de programação, assim como decidir oferecer determinados serviços. Adicionalmente, pode priorizar trabalhar para um nicho de clientes específico.

Assim sendo, deve considerar a sua formação técnica ao nível de linguagem de programação, para definir que tipos de serviços pretende oferecer. Tendo a sua oferta determinada, será bastante mais simples analisar e determinar qual o seu target, isto é, o público-alvo dos seus serviços e do seu negócio como um todo;

3.Abrir atividade

Ser freelancer significa, em termos práticos, trabalhar em nome individual, sem estar ligado a uma entidade patronal.

Em Portugal, pode fazê-lo de duas formas essenciais:

-Trabalhador Independente: Presta apenas serviços a um ou mais clientes, sem qualquer vínculo fixo com uma entidade patronal.. Para iniciar a atividade como trabalhador independente, basta ir ao Portal das Finanças ( “Serviços” - “Entregar” – “Declarações” – “Atividade” – “Início de Atividade”) e indicar o tipo de atividade.

-Empresário em Nome Individual (ENI): É quando um trabalhador abre a sua própria empresa, sendo o único titular da mesma. Nesta situação, pode vender não só serviços, como também produtos a um ou mais clientes. Para iniciar atividade como Empresário em Nome Individual deve seguir os mesmos passos de um Trabalhador Independente: ir ao Portal das Finanças “Serviços” - “Entregar” – “Declarações” – “Atividade” – “Início de Atividade” e indicar o tipo de atividade.

Neste caso, deve ainda, escolher o CAE (Classificação de Atividade Económica) associado à sua empresa.

É essencial informar-se acerca das vantagens e obrigações de cada um e optar pela forma que mais se adapta aos seus objetivos como freelancer;

4. Ter pensamento Lógico

Uma das características principais para ser um Programador de sucesso é ter um bom raciocínio lógico, que está diretamente relacionado com a programação, visto que todas as linguagens são constituídas por diferentes algoritmos que seguem uma sequência lógica.

Estimule esse raciocínio diariamente;

5. Garantir uma boa resposta à mudança

Quem trabalha com novas tecnologias é suscetível à transformação digital que está a ocorrer e que obriga a acelerar processos e reagir rapidamente.

No caso dos Programadores, é imprescindível que tenham capacidade de encontrar soluções e atuar a grande velocidade, uma vez que é bastante comum ocorrerem problemas nas plataformas com necessidade urgente de intervenção, da mesma forma que é normal surgirem necessidades de novas implementações;

6. Obter bons conhecimentos de inglês

Já todos sabemos que, hoje em dia, é fundamental ter conhecimentos de uma segunda língua, nomeadamente de Inglês, que acaba por ser uma das línguas mais universais e utilizadas em todo o mundo. Existem, até, empresas que, embora tenham como língua materna o português, por exemplo, acabam por adotar o inglês como língua corporativa oficial, de forma a facilitar a internacionalização.

Existem profissões com uma maior necessidade de domínio desta língua e, no caso dos Developers, é mesmo obrigatório ter este tipo de conhecimento, dado que todas as linguagens de programação, assim como grande parte dos cursos, documentos e publicações relacionadas com a tecnologia são escritos e lecionados em inglês;

7.Investir em formação constante

Como já referimos, ser Desenvolvedor Web exige um elevado grau de tecnicidade, conhecimento e especialização, que lhes permitam aprender e utilizar as diferentes linguagens de programação.

Existem vários cursos superiores onde poderá ter acesso a formações de grande qualidade e com um elevado nível de preparação, como os cursos de engenharia informática ou tecnologias da informação, por exemplo.

No entanto, existem outras alternativas a estes cursos, tão ou mais viáveis e que poderá também fazer de forma complementar, em que poderá aprofundar os conhecimentos de um tipo de linguagem de programação específico, de forma mais rápida e com menor investimento financeiro. Grande parte dessas formação estão disponíveis online, em plataformas como a Wild code school , Codeacademy ou Coursarea.

Por outro lado, pode encontrar algumas das tendências e novidades da área no Youtube, em livros ou pesquisando simplesmente online. O mais importante é ter vontade de aprender continuamente;

8.Ter espírito de sacrifício

Ser Programador é um trabalho com um elevado nível de exigência, que requer bastantes horas de concentração.

Por vezes, existem problemas inesperados ou mudanças repentinas que podem destruir horas de trabalho. Estas situações requerem um grande espírito de sacrifício e resiliência, que permitam gerir e ultrapassar este tipo de situações com a maior normalidade possível, mantendo a motivação;

9.Saber custear o seu serviço

Quem trabalha de forma independente pode sentir, pelo menos uma fase inicial, a dificuldade em custear os seus produtos ou serviços.

Procure definir o preço do seu trabalho de programação de forma justa, considerando o nível de procura do mercado, o seu nível de formação e experiência, valor acrescentado que proporciona, horas de trabalho de despendido, recursos utilizados, obrigações associadas, custos fixos e variáveis e outros fatores que considere relevantes.

Utilizar um software de gestão e faturação pode ter um impacto brutal no seu trabalho, uma vez que é uma forma de o ajudar a gerir todos os custos e faturação do seu negócio e garantir que a sua contabilidade esteja atualizada. Já conhece o Vendus?

O Vendus é um software de faturação certificado que lhe permite registar e gerir todas as transações associadas à sua atividade, de forma rápida e simples. É compatível com qualquer equipamento, fácil de configurar e pronto a utilizar desde o primeiro dia,  o  que lhe permite trabalhar e utilizar em qualquer local. Experimente grátis, durante 30 dias.

10.Dar a conhecer os seus serviços

Existem cada vez mais empresas no mercado interessadas em contratar ou utilizar os serviços de Programadores Web. No entanto, como existe tanta procura, é fulcral que os profissionais estejam presentes nos locais certos para serem encontrados pelas pessoas certas.

Existem plataformas específicas para trabalhadores freelancers onde é mandatório estar presente, como Freelancer ou a workana, frequentadas por milhares de pessoas e empresas diariamente, que procuram profissionais neste ramo.

Complementarmente, é importante investir numa plataforma online própria, assim como em redes sociais próprias, nomeadamente no LinkedIn ou página de Instagram.

O investimento em tráfego pago pode, ainda, ser uma estratégia bastante inteligente e com grande impacto na sua visibilidade.

Conheça, em detalhe, outras ações que pode utilizar para captar clientes online.

Como vê, pode ser bastante exigente trabalhar por conta própria. Ser freelancer não está nos seus objetivos? Então descubra como pode abrir uma empresa de criação de sites e web design?

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.