Segurança Online: proteja o seu negócio!

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Segurança Online: proteja o seu negócio!

Vivemos num mundo em que os ataques informáticos são cada vez mais frequentes, por isso é importante saber como proteger os dados do seu negócio. Listamos algumas medidas para proteger as informações sensíveis da sua empresa!

8 Dicas para proteger os dados do seu negócio

Naturalmente, que é muito importante preservar os dados do seu negócio e com algumas medidas simples e práticas é possível garantir a segurança dos dados da sua empresa:

1. Tenha Antivírus, Firewall e VPN ativos

Equipar os aparelhos informáticos é o primeiro passo para ter as informações confidenciais da sua empresa seguras e protegidas de qualquer tipo de ataque virtual. Por isso, utilize um bom firewall, um antivírus atualizado e uma rede privada virtual (VPN).

A principal função de um antivírus é analisar os programas e arquivos, para identificar alguma atividade suspeita e proceder à sua eliminação. O firewall avalia as trocas de informação entre o computador e a rede e impede acessos não autorizados. Por sua vez, uma VPN cria um canal seguro entre os dispositivos e a internet, protegendo de possíveis interferências.

2. Atualize Softwares com frequência

Para além do firewall e do antivírus, é extremamente importante que atualize com frequência todos os softwares que utiliza, para evitar invasões indesejadas. Se possível, mantenha as atualizações no modo automático, ou seja, sempre que existir um update e uma boa ligação a uma rede wifi, fica automaticamente mais protegido.

Ao utilizar o software de faturação Vendus não tem de se preocupar com atualizações ou segurança. Para além de ser um programa de faturação certificado, é simples, rápido e seguro, pode ser usado em qualquer lugar, sem contratos nem complicações.

3. Crie senhas seguras

Se ao nível pessoal é extremamente relevante criar senhas robustas, nos negócios ainda mais! Não utilize palavras ou datas relacionadas com o negócio ou quem as utiliza numa base diária, por exemplo, nome de familiares ou datas de aniversário. Opte por palavras-chave com mais de 10 caracteres, que incluam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, de forma aleatória e complexa.

Mas não é suficiente criar senhas seguras, torna-se necessário trocar as palavras de forma recorrente. Assim, mesmo que a senha seja descoberta, mantém a segurança dos dados do seu negócio. E naturalmente, não repita senhas em serviços diferentes e evite anotar em formato físico, como papel ou arquivo de texto.

4. Seja cuidadoso com downloads/links

Evite fazer downloads de sites que não conhece ou clicar em links de emails desconhecidos ou duvidosos.

Assim, fique atento à origem dos downloads e verifique sempre o conteúdo antes de abrir um determinado arquivo (utilizando, por exemplo, um antivírus). Verifique também a proveniência dos emails ou mensagens com links que receber, mesmo que seja na correspondência digital da empresa. Os links podem ser ataques de phishing para recolher dados de passwords, cartões crédito ou contas bancárias.

5. Tenha alguns cuidados com a Rede Wifi

Pode ter alguns cuidados básicos para prevenir problemas com a rede wifi, nomeadamente:

  • mudar o nome da rede;
  • alterar com regularidade a password;
  • optar pelo protocolo WPA2-PSK;
  • limitar a atribuição de IPs no router.

Se estiver a utilizar equipamento da empresa numa rede wifi de um espaço público, redobre os cuidados, pois, por norma, estas redes estão mais suscetíveis a ataques.

6. Preserve os dados da empresa

Da mesma forma que é aconselhável não partilhar informações pessoais nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outras), também é recomendável usar o mesmo princípio para as informações empresariais.

É fundamental para qualquer negócio partilhar contactos e localização, mas deve conscientemente restringir a divulgação de outro tipo de informações mais sensíveis que podem prejudicar a sua empresa no caso de caírem nas mãos erradas. Por exemplo, é especialmente importante garantir o cumprimento das regras de proteção de dados. Se a empresa não o fizer, pode incorrer em pesadas multas e processos judiciais.

7. Use browsers atuais

Utilizar navegadores recomendados é uma excelente forma de usufruir de tecnologia atual e segurança extra. Normalmente, as atualizações corrigem contra falhas de segurança que eventualmente existiam em versões anteriores. É importante estar atento aos alertas de atualização para ter sempre a versão mais recente.

8. Utilize a Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma opção cada vez mais comum quando se efetua login. Normalmente, funciona da seguinte forma, após realizar o registo do telemóvel ou email alternativo, ao fazer login, recebe um pedido ou código de autenticação.

A grande vantagem é receber uma notificação se alguém está a aceder à conta, o que permite agir em tempo útil e proteger os dados da empresa.

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