Como abrir uma clínica dentária

Blog / Empreendedorismo / Como abrir uma clínica dentária
Como abrir uma clínica dentária

A saúde oral é cada vez mais uma prioridade para a população, o que faz com que as clínicas dentárias tenham vindo a ter uma maior procura. É médico dentista e pretende abrir o seu próprio consultório ou gabinete de medicina dentária? Vejam os passos essenciais para o fazer.

Nos últimos anos, a abertura de clínicas dentárias em Portugal tem vindo a crescer significativamente, de acordo com os dados da Ordem Médica dos Dentistas. Isto deve-se, em parte, ao aumento da consciencialização da importância da saúde oral e, também, à crescente preocupação estética dos pacientes.

Por outro lado, os portugueses procuram cada vez mais serviços de qualidade, pelo que as clínicas dentárias têm de estar preparadas para oferecer o melhor atendimento possível, com a melhor tecnologia e equipamentos.

Como tal, abrir uma clínica dentária em Portugal pode ser um grande desafio, considerando a competitividade do mercado e o nível de exigência dos pacientes. No entanto, com planeamento e organização é possível estabelecer uma clínica de sucesso e capaz de satisfazer as necessidades da população.

Veja quais os passos necessários para abrir uma clínica ou consultório dentário em Portugal e ter sucesso neste mercado em constante evolução.

  • Invista na análise de mercado

Antes de tudo, é fundamental analisar o mercado da medicina dentária em Portugal, de maneira a entender se faz sentido investir num negócio nesta área e, em caso afirmativo, de que forma o deverá fazer, isto é, quais os serviços a oferecer, quais as especialidades odontológicas mais procuradas e entre outros fatores.

Neste caso, segundo dados divulgados pelo Gabinete de Estudos da Ordem dos Médicos Dentistas, existem atualmente cerca de 11.500 médicos dentistas registados em Portugal, o que representa uma média de um dentista por cada 1.400 habitantes.

Os serviços mais procurados na área da saúde oral em Portugal são a prevenção e o tratamento de cáries, tratamentos ortodônticos para o alinhamento dos dentes e a colocação de implantes dentários para a reposição de dentes perdidos. Além disso, tem também crescido a procura por serviços estéticos, como a colocação de facetas dentárias, branqueamento dentário e tratamentos de reabilitação e cirurgias orais.

O setor privado tem sido o principal motor de crescimento deste mercado, com a abertura de clínicas dentárias em todo o país, incluindo em áreas rurais e de menor densidade populacional. No entanto, o setor público também tem investido em serviços de saúde oral, com a criação de unidades de saúde oral em hospitais públicos e a contratação de mais médicos dentistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim, pode-se dizer que o mercado tem sido impulsionado pelo envelhecimento da população e pela crescente consciência da importância da saúde oral para a saúde geral. Ainda assim, há desafios a enfrentar, como o elevado custo dos tratamentos e a falta de cobertura de serviços dentários para a população mais vulnerável.

Em resumo, o mercado da saúde oral e medicina dentária em Portugal tem um grande potencial de desenvolvimento, impulsionado pela grande procura de serviços de prevenção e de tratamentos dentários, por parte da população portuguesa;

  • Crie um plano de negócios

Tendo em conta a análise de negócio realizada, se permanecer com a intenção de abrir o seu próprio negócio de medicina dentária, chega o momento de "passar a sua ideia para o papel", através da criação de um plano de negócios completo.

Este plano deve incluir fatores como:

  • Análise de mercado (pode aproveitar o estudo que realizou no ponto anterior): pode utilizar a Análise PEST e/ou a Análise SWOT para o apoiar;
  • Missão, objetivos, valores do negócio;
  • Público-alvo;
  • Posicionamento;
  • Estratégia de marketing, tendo em conta os 7 P's do Marketing Mix;
  • Plano financeiro;
  • Entre outros.

Veja como construir um bom plano de negócios;

  • Defina a localização da sua clínica ou consultório

A localização da clínica de medicina dentária é um fator importante para o sucesso do negócio.

Uma localização central e acessível pode atrair mais pacientes, embora deva ter outros pontos em consideração, como a concorrência na área, bem como a acessibilidade por transportes públicos e a facilidade de estacionamento.

Adicionalmente, esta localização deve ser escolhida de forma estratégica. Por exemplo, é recomendável estar próximo a outras clínicas e consultórios médicos, uma vez que são uma oportunidade para que falem e sugiram os seus serviços aos seus pacientes; 

  • Dê início ao processo de abertura da empresa

Abrir uma empresa pressupõe o registo da mesma. Para tal, deve informar-se acerca das formas jurídicas existentes para a abertura de uma empresa em 2023, sendo que pode fazê-lo de forma individual ou de forma coletiva, com mais ou menos investimento.

Para a abertura, deve reunir um conjunto de requisitos, nomeadamente o Código da Atividade Económica (CAE) referente à sua atividade. Neste caso, pode considerar os CAEs:

CAE principal

  • CAE 86230: Atividades de Medicina Dentária e Odontologia - Compreende as atividades desenvolvidas por médicos dentistas, por odontologistas e dentistas pediátricos, efetuadas em consultórios, clínicas e similares, sem internamento. Inclui actividades de ortodontia.

CAEs secundários

  • CAE 32502: Fabricação de próteses dentárias;
  • CAE 86100: Medicina dentária em doentes internados;
  • CAE 86220: Atividades de estomatologia;
  • CAE 86906: Atividades dos higienistas.

Pode consultar todos os requisitos necessários no Espaço Empresa.

  • Garanta que cumpre todos os licenciamentos

Abrir um consultório dentário implica ainda o cumprimento de um conjunto de especificações legais.

O registo na ERS (Entidade Reguladora da Saúde) e a obtenção da licença emitida pela ARS (Administração Regional de Saúde) são fundamentais para o exercício da atividade dos consultórios dentários, uma vez que estes devem respeitar requisitos mínimos de organização e funcionamento, de acordo com a Portaria nº 287/2012 de 20 de setembro.

Como tal, as instalações da clínica devem estar situadas em locais de fácil acesso e possuir sistemas apropriados para a distribuição e recolha de água, energia, resíduos e telecomunicações, em conformidade com a legislação em vigor. Complementarmente, deve possuir, pelo menos, um gabinete de atendimento, instalações sanitárias, uma área de receção e uma sala de esterilização dos materiais.

Este tipo de unidades privadas de saúde devem ainda ser dirigidas por um Diretor Técnico, que deve ser um médico especialista em estomatologia, registado na Ordem dos Médicos, ou um médico dentista registado na Ordem dos Médicos Dentistas;

  • Estabeleça uma equipa de profissionais de saúde dentária

Numa área tão técnica e em que se prestam diferentes serviços médicos, é essencial investir em Recursos Humanos, tendo em consideração as várias especialidades, o tamanho da clínica, o fluxo de clientes e entre outros fatores.

Como tal, além de Médicos Dentistas para as diferentes especialidades, deve ainda dispor de assistentes dentários, em função do número de médicos dentistas.

Não se esqueça que necessita também de contratar, pelo menos, uma pessoa para a receção do consultório.

Garanta que todos estes profissionais têm a formação e qualificação necessária para a execução deste tipo de atividade, bem como para a prestação de serviços de qualidade aos seus pacientes;

  • Analise o investimento necessário

Criar uma clínica dentária de raiz implica um grande investimento financeiro, que deve considerar logo numa fase inicial, de maneira a analisar se tem o capital próprio necessário para o fazer de forma autónoma ou se precisará de recorrer a fontes de financiamento externas.

Como tal, considere alguns dos seguintes custos iniciais e custos operacionais, que variarão de acordo com o tipo de clínica e respetivo tamanho.

Custos iniciais

  • Imóvel (prateleiras, cadeiras, mesas, secretárias, armários, balcão de receção);
  • Equipamentos profissionais (compressores, raio-x, material dentário básico);
  • Equipamentos informáticos (computador, impressora, scanner);
  • Serviços de comunicações, eletricidade, água e limpeza;
  • Sistemas de contabilidade e faturação;
  • Investimento inicial na divulgação do espaço;
  • Documentação, legalização e licenciamento da empresa.

Custos Operacionais

  • Materiais necessários para o exercício da atividade;
  • Salários dos colaboradores;
  • Eventual prestação mensal e/ou renda do espaço;
  • Consumíveis (água, luz, internet, telefone);
  • Serviços de Limpeza;
  • Serviços de Contabilidade. O Vendus é o software de faturação certificado, que lhe permite gerir e controlar o desempenho e rentabilidade da sua clínica dentária, assim como emitir faturas rapidamente aos seus pacientes. Experimente a partir de 0,26€ por dia;;
  • Canais de comunicação.
  • Comunique os seus serviços

Se pretende ser bem sucedido, é essencial investir numa estratégia de comunicação que capte e fidelize os pacientes da sua clínica.

Como tal, é fundamental que a clínica tenha um perfil profissional no Facebook e Instagram, por exemplo, nos quais poderá partilhar conteúdos relevantes e atualizados regularmente, como dicas e esclarecimentos relacionados com a saúde oral, promoções, fotos do espaço ou feedback dos clientes satisfeitos. Através das redes sociais, a clínica pode ainda interagir com os seus seguidores e criar um vínculo emocional com o seu público-alvo, o que pode levar a um maior número de recomendações e fidelização de clientes.

De forma complementar, também é bastante importante ter um site profissional, com informações acerca da clínica, como os serviços disponíveis, especialidades, horário de atendimento, contactos ou a equipa de profissionais. O site deve ser fácil de navegar e responsive, em que os clientes possam aceder a partir de qualquer dispositivo móvel.

Também é importante investir no espaço físico em si, através de sinalizações físicas e do investimento no próprio espaço, de maneira a ser convidativo para os pacientes.

 

O processo de abertura de uma clínica dentária pode ser desafiante e complexo. No entanto, se tem este sonho e objetivo, garantimos-lhe que seguir estes passos já é meio caminho andado para o sucesso.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.