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Black Friday: como preparar o seu negócio


Quanto mais cedo começar a preparar a Black Friday, mais oportunidades terá para tirar partido de uma época em que o consumo aumenta. Se quer vender mais nesta altura deve fazer uma boa gestão de stocks e criar estratégias de marketing apelativas para atuais e potenciais clientes.

A Black Friday é uma oportunidade para evidenciar os produtos ou serviços que comercializa, ao mesmo tempo que impulsiona as vendas antes do fim do ano. Conheça as principais vantagens para a sua empresa e saiba como ter o seu negócio bem preparado para estes dias em que todos procuram grandes descontos.

O que é a Black Friday?

A cada ano, a última sexta-feira de novembro é conhecida por Black Friday. Este dia, originário dos Estados Unidos (que acontece a seguir ao feriado de Ação de Graças), é uma ação de vendas com descontos que podem ascender aos 70%. O grande objetivo das empresas é escoar os stocks e renovar a gama de produtos a tempo da época natalícia.

Normalmente, os descontos não se restringem apenas a um dia. Podem começar mais cedo (Black Week) ou estenderem-se até  à segunda-feira seguinte (a Cyber Monday, mais comum para as compras online).

No entanto, algumas empresas dilatam ainda mais o período promocional, promovendo descontos de dez, quinze ou trinta dias, antecedidos de muita publicidade e ações de marketing.

É importante referir que os descontos e promoções realizados devem ser reais, cumprindo as imposições legais. Assim não a empresa não perde credibilidade perante os consumidores e evita problemas legais.

Quais as vantagens da Black Friday para as empresas?

A Black Friday pode ser uma excelente estratégia para todo o tipo de empresas, independentemente da área de negócios. Entre as principais vantagens estão, por exemplo:

  • Permite escoar stock de forma rápida;
  • Aumenta as vendas num determinado período;
  • Promove brand awareness;
  • Fideliza os clientes - por exemplo, ao disponibilizar descontos ou vouchers para compras posteriores;
  • Permite alargar os canais de venda: pode ser uma boa altura para abrir uma loja online ou aderir a uma plataforma de e-commerce.

Um guia para preparar a empresa para a Black Friday e peak season

Esta é uma época alta para os negócios, o que obriga a que as empresas tenham de estar preparadas para responder da melhor forma ao aumento da procura que começa na Black Friday e se estende até ao Natal.

Para ter sucesso nesta temporada de compras, o mais importante é planear com antecedência e não esquecer nenhum detalhe, pois cada ação pode fazer a diferença no momento de compra.  Conheça algumas dicas para que tudo esteja preparado para vender mais na Black Friday.

Definir objetivos para a campanha da Black Friday

A preparação para a Black Friday começa com a definição de objetivos para este período. Só assim é possível canalizar esforços e organizar a empresa para o cumprimento dessas metas. Os objetivos podem variar de acordo com o tipo de empresa e situação no mercado:

  • Negócios recentes podem usar a Black Friday para dar a conhecer os seus produtos ou serviços aos consumidores;
  • Empresas que vendem, por exemplo, gadgets ou roupa, podem querer escoar o stock antes da chegada de novidades ou de novas coleções;
  • Para os negócios que precisam de aumentar a sua base de clientes, esta é uma boa altura para criar campanhas que dão descontos na primeira compra ou que concedem benefícios a quem referenciar novos clientes;
  • Algumas empresas aproveitam esta altura para promover campanhas de fidelização de clientes;
  • Aumentar as vendas e dar um novo impulso ao negócio.

Fazer uma boa gestão de stocks

Durante a Black Friday (ou durante um período mais longo se, por exemplo, optar por uma campanha Black November) a procura vai aumentar muito e o seu inventário tem de estar bem organizado para que não existam falhas.

Não há nada mais frustrante para um cliente do que um produto esgotado. A gestão de stocks em lojas físicas e-commerce (ou em ambos, quando existe integração entre os dois canais de vendas) deve ser rigorosa. Um software de faturação que permita a gestão de stocks integrada vai ajudar, porque consegue saber, em tempo real, quantas unidades tem disponíveis para venda.

Uma boa forma de se preparar para a Black Friday é analisar as vendas do ano anterior para perceber quais foram os produtos com mais saída. Esta análise deve ser feita atempadamente, para ter tempo de fazer as encomendas necessárias aos fornecedores.

Se tem uma loja online, é importante perceber, junto das transportadoras, se os prazos vão ser cumpridos ou se podem existir atrasos. Se tal acontecer, alerte os clientes para essa possibilidade, alargue os prazos para entregas ou recorra a mais do que uma empresa de transporte.

Definir preços competitivos

A precificação é um fator importante para o sucesso de um negócio em qualquer altura do ano. Mas as vendas da Black Friday (e, consequentemente, uma boa faturação) dependem ainda mais de uma boa estratégia de definição de preços.

As ofertas da Black Friday têm de ser competitivas, porque os seus concorrentes estão, também, a fazer preços mais baixos nesta altura.

Analise a concorrência para perceber os valores que estão a praticar. E, caso não consiga fazer um preço mais baixo, crie outro tipo de vantagem competitiva. Por exemplo, pacotes de produtos ou serviços, amostras grátis, vouchers para usar mais tarde ou outras opções que façam sentido para o seu negócio e para os seus clientes.

Apostar no marketing

O ideal será criar uma campanha de Black Friday, que deve começar a ser preparada com a devida antecedência.

Se optar pelo marketing tradicional numa loja física, é importante ter todos os materiais para a campanha preparados (decoração da montra, flyers, etiquetas para anunciar os descontos ou outras formas de promoção que se adequem ao seu tipo de negócio).

Hoje em dia, a forma mais eficaz de chegar junto dos consumidores passa pelo marketing digital, algo que pode fazer quer tenha uma loja online, quer esteja apenas nas vendas offline. Para otimizar esta estratégia é fundamental comunicar de forma eficaz usando a linguagem certa para cada público e canal.

A campanha de marketing da Black Friday pode e deve abranger várias estratégias, já que o objetivo é chegar ao maior número de pessoas:

  • Use o e-mail para divulgar as promoções da Black Friday; crie e envie newsletters nas semanas anteriores, anunciando algumas das promoções;
  • Recompense os seus clientes atuais oferecendo um código de desconto extra para a Black Friday, acesso antecipado às promoções ou promoções exclusivas nos produtos preferidos;
  • Crie um conteúdo diferente para cada plataforma (sites, diferentes redes sociais ou blog);
  • Calendarize as publicações: a comunicação deve ser cirúrgica, de forma a chegar ao seu público-alvo e não ficar perdida entre as dezenas ou centenas de campanhas que se fazem nesta época do ano;
  • Faça campanhas de publicidade online com anúncios pagos, escolhendo as palavras-chave certas para criar impacto junto dos clientes (atuais e potenciais);
  • Se tem uma loja online, recorra ao upselling e cross-selling, ou seja, use  ferramentas de recomendação para sugerir produtos complementares ou crie kits de produtos;
  • Na loja online crie e-mails automáticos e personalizados para o "carrinho de compras abandonado"; ou sejam para recordar aos seus clientes que têm itens escolhidos, mas que não fizeram o checkout.

Criar sensação de urgência nos consumidores

Esta é uma estratégia que pode usar tanto nas lojas físicas como nas campanhas online e que tem como objetivo aumentar as vendas e fazer com que os clientes indecisos avancem para a compra.

Expressões como "Só hoje", "Preço exclusivo Black Friday" ou "Stock limitado" na montra da loja ou um call to action (Compre já / Garanta o seu /Reserve hoje) no site e redes sociais podem potenciar as compras.

Esta estratégia passa também pelas chamadas flash sales (vendas relâmpago), ou seja, promoções que duram apenas algumas horas e que levam os consumidores a compras mais impulsivas.

Nas redes sociais ou na loja online faça atualizações de stock, destacando produtos que estão quase a esgotar.

Diversificar formas de pagamento

Um forma de incentivar as compras da Black Friday é oferecer vários métodos de pagamento. Se a sua loja não aceita cartões de crédito ou MB Way, esta é uma boa ocasião para disponibilizar estas opções.

A diversificação é ainda mais importante nas vendas online, já que o alcance é maior. Ou seja, vai chegar a vários tipos de clientes (até noutros países), que podem ter preferência por outras formas de pagamento.

No e-commerce já existem soluções que dão a opção "compre agora, pague depois" ou permitem dividir o valor por vários pagamentos. Podem ser úteis quando estão em causa montantes maiores ou quando se pretende incentivar o consumidor a gastar mais por compra.

Não esquecer o pós-venda

A experiência de compra não se esgota nos dias da Black Friday e Cyber Monday. Para o comprador, especialmente quando algo não corre como esperava, o serviço pós-venda é igualmente importante.

Fazer uma devolução, trocar por outro tamanho ou outra cor ou, simplesmente, esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento do produto, deve ser uma tarefa tão simples como foi a compra. Mas nem sempre isso acontece, porque muitas vezes as enmpresas concentram-se apenas em aumentar as vendas e não se preparam para os dias após a Black Friday.

Enviar um e-mail de agradecimento pela compra, ter no site uma secção de perguntas frequentes, formar a equipa para prestar um bom atendimento ao cliente e transmitir, de forma clara, qual é a política de trocas e devoluções (prazos, métodos e eventuais custos) são algumas formas de garantir um bom pós-venda e de evitar clientes insatisfeitos.

Automatizar a faturação

A Black Friday é um período de muito trabalho, em que é preciso dar resposta a um aumento da procura e das vendas. Por isso, é fundamental garantir que todo o processo de venda decorre rapidamente e sem erros. Algo que não é possível quando se emitem faturas manualmente.

A automatização da faturação garante que todos os procedimentos são feitos com rapidez, eficácia e cumprindo todas as regras legais e fiscais.

Um software de faturação como o Cegid Vendus, além de ser  certificado pela Autoridade Tributária, assegura a integração com a loja online. Ou seja, sempre que fizer uma venda, a fatura é emitida automaticamente e enviada ao cliente.

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