Conheça os 12 Melhores Sites para Freelancers

Blog / Empreendedorismo / Conheça os 12 Melhores Sites para Freelancers
Conheça os 12 Melhores Sites para Freelancers

Se é um freelancer, sabe como é importante angariar clientes, encontrar os melhores sites para conseguir trabalhos e obter rendimentos. Com tantas opções disponíveis, encontre websites para freelancers confiáveis e que verdadeiramente valem o seu tempo!

Websites de emprego para Freelancers

Existem algumas formas para encontrar trabalho como freelancer. Contactar empresas diretamente pode ser uma boa opção, no entanto, uma das melhores formas de conseguir trabalhos como freelancer é através da utilização de plataformas específicas. Listamos os sites para freelancers mais relevantes atualmente, para que não perca nenhuma oportunidade!

1. Carga de Trabalhos

Carga de Trabalhos é um site português criado em 2006, onde é possível encontrar uma ampla variedade de ofertas de emprego, estágios e oportunidades de freelancer em várias áreas criativas (design gráfico, webdesign, fotografia, ilustração, entre outros). As ofertas de emprego incluem descrições detalhadas do trabalho e requisitos, assim como informações importantes sobre a remuneração oferecida e o local de trabalho.

Aceder às ofertas de trabalho freelancer é bastante simples, apenas é necessário fazer login no site (nome e email), criar um perfil com as referências do trabalho já realizado e/ou pesquisar pela área de trabalho desejada. Também é possível receber atualizações de empregos relevantes por e-mail.

2. Workana

O Workana é uma das melhores plaraformas para freelancers, na medida em que disponibiliza uma grande variedade de trabalhos nas áreas de produção de conteúdo, design, programação, tradução e marketing. Como profissional, apenas é necessário registar-se gratuitamente e começar a procurar novos projetos. Ao visualizar uma oportunidade, é possível entrar em contacto e responder a todas as questões solicitadas pelo eventual cliente.

3. Indústria Criativa

A Indústria Criativa é uma plataforma pensada para profissionais de áreas criativas, como design, publicidade, cinema, música, entre outras. Para além de oportunidade de emprego, este website para freelancers disponibiliza cursos e eventos para crescimento pessoal e profissional. Para utilizar esta plataforma, é suficiente criar um perfil no site e procurar por vagas que se adequem ao ao perfil e interesses desejados.

4. 99Freelas

O 99Freelas é um site brasileiro para profissionais autónomos onde é possível encontrar trabalhos em diversas áreas, nomeadamente, design, programação, produção de conteúdo, tradução e outros. Por um lado, as empresas publicam projetos e fazem solicitações de trabalhos, por outro lado, os freelancers precisam elaborar propostas, indicar os valores que pretendem cobrar e os prazos para a conclusão do serviço.

Nesta plataforma é possível criar um perfil profissional que funciona como um currículo ou portfólio de forma gratuita, no entanto, pode optar por um plano pago com mais funcionalidades que podem fazer a diferença (por exemplo, a possibilidade de destacar as ofertas).

5. Upwork

Se a língua inglesa não for uma barreira, Upwork pode ser uma boa opção! Esta plataforma para freelancers generalista, com mais de 12 milhões de profissionais registados, disponibiliza uma ampla variedade de trabalhos em diversas áreas, incluindo design, programação, produção de conteúdo, edição de vídeo, tradução e outras áreas. À distância de apenas um registo, é possível encontrar diferentes tipos de trabalho, desde contratos a curto ou a longo prazo, com um valor fixo por projeto ou com um valor pago por cada hora de trabalho. O pagamento é realizado através da plataforma, o que torna todo o processo mais seguro, tanto para os clientes, como para os profissionais.

6. Fiverr

O Fiverr é uma plataforma que disponibiliza um conjunto de serviços de design gráfico, produção de conteúdo, tradução programação, marketing digital, produção de música, edição de vídeo e consultoria. Nesta plataforma, os freelancers criam nos seus perfis serviços (Gigs), com descrições detalhadas, preços, prazos de entrega, etc. Os clientes podem navegar pelos Gigs, comparar diferentes ofertas e escolher o freelancer mais adequado para os seus projetos. O Fiverr também permite enviar mensagens e arquivos, solicitar revisões ou alterações no trabalho entregue.

7. Freelancer

Com mais de 50 milhões de profissionais registados, Freelancer oferece uma ampla variedade de trabalhos nas áreas de design, desenvolvimento de software, produção de conteúdo, tradução, entre outros. Os freelancers apenas precisam de realizar um registo e preencher o seu perfil com informações pessoais, skills e competências profissionais. Após configurar o perfil, é possível pesquisar por novos projetos e contactar diretamente o potencial cliente.

8. GetNinjas

O GetNinjas é uma plataforma online que conecta pessoas que precisam de serviços a profissionais freelancers qualificados. Para além de facilitar a divulgação dos serviços dos freelancers, também proporciona uma interação rápida e segura entre clientes e profissionais.

O website funciona de uma forma simples: os clientes criam um pedido, descrevem o que precisam e mencionam a localização. Os profissionais que estão registados na plataforma podem contatar diretamente com os clientes para responder às propostas. Todos os utilizadores podem avaliar e deixar feedback sobre os profissionais com os quais tiveram contacto.

9. Rock Content

A Rock Content é uma plataforma exclusiva para produtores de conteúdo. Por isso, se esta é a sua área profissional, este website pode ser uma boa opção. A forma de inscrição é ligeiramente diferente das demais plataformas, é necessário um artigo teste dentro de uma das categorias estabelecidas. Após ter a conta aprovada, é possível aceder às tarefas disponibilizadas pelos diferentes clientes.

10. Toptal

Pensada especificamente para designers e programadores, o Toptal é uma plataforma que oferece uma variedade de oportunidades nas áreas de desenvolvimento de software, design e outras áreas semelhantes. Para poder usufruir da plataforma terá de enfrentar um processo rigoroso de seleção. No caso de ser bem-sucedido, vai aceder a projetos aliciantes que o farão crescer como profissional.

11. Contentools

A Contentools é um website pensado para profissionais que produzem conteúdo online, nomeadamente editores, tradutores, social media, produtores de vídeo, entre outros. À semelhança de outras plataformas, é possível criar um perfil com todas as informações sobre a formação académica e profissional. Depois da inscrição, o freelancer tem de realizar um teste para avaliar a capacidade de redação, seguido de uma entrevista com o propósito de averiguar o método de trabalho, o tempo disponível por semana e os objetivos.

12. Guru

Por um lado, na plataforma Guru, os freelancers das áreas de design, programação, criação de conteúdo escrito, tradução, etc, podem criar perfis detalhados, com as suas principais skills, experiência e portfólio. Por outro lado, os clientes podem publicar projetos, descrevendo as suas necessidades e requisitos específicos. O match é simples, os freelancers enviam propostas para os projetos que estão interessados, indicando o seu preço e prazo de entrega; os clientes recebem as propostas, analisam o perfil dos freelancers e escolhem o profissional que corresponde melhor às suas necessidades.

Dicas sobre sites para freelancers

Agora já conhece alguns websites para freelancers que pode aceder para encontrar oportunidades de trabalho online na sua área de atividade, mas não é suficiente inscrever-se em uma ou mais plataformas. Ter um perfil completo e  atualizado é fundamental para aumentar a sua visibilidade e atrair mais clientes. Estas são algumas dicas que podem facilitar este processo:

  1. Pesquise plataformas confiáveis, procure comentários e reviews de outros profissionais;
  2. Faça o registo em diversos sites para freelancers para aceder a mais oportunidades. No entanto, escolha apenas as mais relevantes para a sua área de atuação;
  3. Ao criar uma conta nas plataformas que escolher, opte por senhas seguras e utilize um email profissional;
  4. Preencha o perfil com informações verdadeiras e completas, não se esqueça de nenhuma área relevante (skills, experiência profissional, formação académica e outras informações importantes);
  5. Crie um portfólio online com projetos concluídos, links para sites, amostras de escrita, design gráfico, traduções ou outra área que tenha experiência;
  6. Esteja preparado para confirmar a sua identidade, competências e serviços, pois, muitas plataformas exigem passar por este processo;
  7. Procure projetos que correspondem às suas competências e interesses, para evitar frustração pessoal e descrédito junto dos clientes;
  8. Crie conexões à medida que entrega trabalhos de qualidade. Lembre-se de dar feedback e fazer avaliações e esteja aberto a receber também. Saiba o que é o networking e como criar uma boa rede de contactos.
Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.