Empresa de Limpeza: 8 Dicas para ter sucesso

Blog / Empresas / Empresa de Limpeza: 8 Dicas para ter sucesso
Empresa de Limpeza: 8 Dicas para ter sucesso

Existe uma elevada procura por empresas de serviços de limpeza doméstica de qualidade, por parte de clientes particulares, bem como por negócios que necessitam de limpeza em escritório e outros espaços. Tem uma empresa de limpeza? Então siga estas 8 dicas para ser bem sucedido!

A pandemia causada pelo vírus COVID-19 veio reforçar a necessidade e importância de uma correta limpeza e higienização dos espaços. Desta forma, as empresas de limpeza têm tido uma crescente procura.

Por outro lado, existe uma maior concorrência nesta área, pelo que as empresas de limpeza necessitam de se diferenciar, se pretendem ter um lugar de destaque no mercado, isto é, serem a escolha número um dos consumidores.

Acompanhe estas 8 dicas que reunimos para a sua empresa de limpeza ser bem sucedida!

Dica 1: Ofereça serviços completos, personalizados e diferenciados

A oferta de serviços de limpeza profissional personalizados é cada vez mais um fator tido em consideração por parte dos clientes na hora de escolher uma marca.

Quando um cliente particular contrata uma empresa de limpeza, pressupõem-se que, na generalidade, seja uma pessoa que dá grande valor à limpeza e segurança da sua casa, procurando comodidade e que confia em profissionais para prestar o melhor serviço. Muitas vezes, são também pessoas com pouco tempo ou ferramentas de limpeza próprias disponíveis.

Posto isto, procure oferecer serviços diferenciados complementares ao próprio serviço de limpeza, entre os quais: serviço de lavagem e secagem de roupa, serviço de pequenas instalações, serviço de lavagem intensiva de carpetes/tapetes ou impermeabilização de superfícies.

Dica 2: Utilize equipamentos e detergentes de qualidade e sustentáveis

A preocupação ambiental é uma realidade nos dias que correm, quer por parte dos clientes, enquanto pessoas particulares, como pelas empresas. Complementarmente, ambos estão mais exigentes acerca das suas escolhas e produtos que utilizam e compram.

Como tal, é importante que as empresas de limpeza também se adaptem neste sentido e utilizem produtos de limpeza de qualidade e, de preferência, que sejam constituídos por matérias naturais e orgânicas.

O mercado também já se está a adaptar nesse sentido. Reflexo disso, são as marcas e gamas de produtos que prometem oferecer soluções de limpeza naturais, biológicas e ecológica, com a mesma ou melhor eficiência que os produtos tradicionais.

Dica 3: Comprove os seus resultados

É sempre importante que as pessoas sintam confiança nas marcas, principalmente quando estamos a falar de empresas de limpeza, que têm tanto impacto na vida, segurança e higiene diárias.

De forma a estabelecer essa confiança, deve dar a conhecer os seus resultados. Pode fazê-lo a partir da recolha de feedback de clientes atuais e partilhar com futuros clientes, como uma avaliação (review) do serviço prestado. A partir dessas avaliações, será mais fácil ganhar novos clientes e atestar a qualidade dos seus produtos, serviços e profissionais.

Para isso, aproveite para partilhar imagens e feedbacks reais, dos momentos “antes” e “depois” dos seus serviços, em que se notem as diferenças, de forma clara. Pode partilhar este feedback nas suas redes sociais ou numa plataforma própria (como website ou blog), por exemplo.

Para angariar esses feedbacks de forma regular, pode ser inteligente oferecer um sistema de recompensas aos clientes, criando vantagens para ambas as partes, como descontos em futuros serviços.

Dica 4: Disponibilize horários flexíveis

“Flexibilidade” e “comodidade” são algumas das palavras mais ouvidas nos últimos anos por parte da população, principalmente depois de um período de pandemia, que veio alterar muitos dos hábitos e estilos de vida da população.

O Home Office é uma realidade e o trabalho híbrido também , embora ainda existam empresas mais conservadoras que têm resistido a esta mudança de paradigma para horários e modelos de trabalho mais flexíveis e adaptados a diferentes realidades.

Deste modo, as pessoas estão também exigentes em relação aos serviços que contratam, nomeadamente em relação aos horários de prestação, que têm de ser conjugados com os novos cenários da sua vida pessoal e profissional.

Como tal, embora possa ser exigente, procure criar uma grande amplitude de horários de prestação de serviços, que se adaptam às diferentes necessidades dos clientes.

Dica 5: Invista na formação dos colaboradores

Os seus colaboradores são quem dá a cara pela sua empresa todos os dias, uma vez que são o ponto de contacto com os clientes e quem, realmente, presta os serviços.

Embora os serviços de limpeza possam parecer uma tarefa simples para muitos e sem necessidade de formação, não é verdade.

Existem bastantes cuidados que uma empresa de limpeza deve garantir para manter a segurança e correta higiene. Deste modo, é fundamental investir na formação dos seus colaboradores, relativamente às técnicas utilizadas, cuidados a ter e normas de higiene e segurança a respeitar, adaptadas a cada serviço de limpeza que a sua empresa oferece.

Dica 6: Esteja presente online

Atualmente, a população está constantemente conectada através das redes sociais, sites e blogs, apps e outro tipo de ferramentas tecnológicas. Estes canais digitais são utilizados com diferentes propósitos, nomeadamente com o objetivo de informar, entreter e conectar. No que diz respeito ao fator de informação, muitas marcas de produtos e serviços são descobertas online, a partir de pesquisa em diferentes plataformas.

Posto isto, é essencial estar presente nos diferentes tipos de canais, considerando a sua estratégia de comunicação e marketing.

Ter um website próprio, marcar presença em diferentes redes sociais (InstagramFacebookLinkedIn), ter conta no Google My Business ou ter uma aplicação móvel própria são algumas das melhores formas de criar uma forte presença online. Claro que, para isso, é essencial que estejam otimizadas e desenhadas com uma boa experiência de utilizador.

Marcas como o Óscar ou Resolve Já têm construído uma presença bastante forte a este nível, que é refletida nos seus resultados e awareness obtidos.

Dica 7: Utilize ferramentas rápidas e de qualidade

Com a evolução da tecnologia, já existem equipamentos e ferramentas altamente modernizados e robotizados, que permitem gerir e realizar um conjunto de tarefas, de forma mais rápida e precisa. Isto aplica-se em todos os setores e as atividades de limpeza não ficam de fora.

Já existem aspiradores com uma enorme capacidade de limpar as mais pequenas impurezas em sofás, tapetes, colchões e cortinados, por exemplo.

Procure adaptar-se às novas tendências de mercado e necessidades dos clientes e investir em ferramentas de limpeza de qualidade, que permitam tornar o seu serviço mais diferenciado e eficiente, oferecendo uma experiência que vai ao encontro dos mais altos padrões de qualidade.

Dica 8: Estabeleça parcerias com outras empresas

Focando-nos no seu target, isto é, no público-alvo que definiu para a sua empresa de limpeza quando a criou, este pode variar, essencialmente, entre um público constituído por pessoas particulares ou por empresas. No último caso, pode ser bastante vantajoso estabelecer parcerias entre empresas. Por exemplo, as lojas de venda ao público necessitam de uma limpeza constante e diária de todos os espaços. Caso este seja o seu target, invista em criar parcerias diretamente com essas marcas e oferecer packs de serviços personalizados aos seus interesses.

Por outro lado, pode estabelecer parcerias com marcas complementares, criando um serviço adicional e adaptado a diferentes necessidades. Os stands de automóveis, por exemplo, podem oferecer serviços de limpeza dos carros, na hora de compra, que permite um maior conforto e personalização do serviço.

Dica 9: Mantenha as operações da empresa organizadas

O sucesso da sua empresa de limpeza também está dependente da forma como o negócio está organizado internamente, ao nível dos diferentes processos de gestão, contabilidade, logística e faturação.

Assim sendo, é importante escolher os sistemas que melhor se adequam ao seu negócio e que tenham alguma flexibilidade e adaptabilidade, em caso de crescimento do negócio, que é o seu objetivo com a implementação destas dicas.

Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite  gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos tudo o que necessita, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento. Conheça os diferentes planos disponíveis e experimente gratuitamente, durante 30 dias.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.