Qual o investimento inicial para um salão de manicure e pedicure?

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Qual o investimento inicial para um salão de manicure e pedicure?

A crescente preocupação pelo bem-estar e cuidado individual tem feito com que os serviços de manicure e pedicure sejam cada vez mais procurados. Com tantas opções de serviços disponíveis, ter um salão próprio pode ser a solução ideal para fidelizar clientes e ter um negócio lucrativo. Saiba qual o investimento inicial necessário para montar um salão de manicure e pedicure!

Os cuidados com a beleza nunca saem de moda e, cada vez mais, as pessoas procuram serviços de manicure, pedicure, assim como outros tratamentos estéticos para se sentirem melhor e confiantes consigo mesmas. Essa procura tem gerado uma grande oferta de profissionais nesta área, nomedamente dos chamados "nail artists", cujo trabalho passa tratar da manicure e pedicure dos seus clientes, de forma especializada. Mas em que consistem estes serviços?

A manicure é um serviço, cujo objetivo passa por cuidar das unhas das mãos, deixando-as limpas, bonitas e saudáveis, através da limpeza de peles, tratamento da unha, pintura e, ainda, decoração da unha. Já a pedicure é responsável por tratar dos pés, aliviando as tensões e melhorando a circulação sanguínea, a partir de um conjunto de cuidados com a pele e com as unhas.

Embora este tipo de tratamentos possa ser feito autonomamente, nem sempre as pessoas têm os materiais, a paciência, a disponibilidade, o tempo, o jeito ou a ambição de o fazer. Assim, grande parte das pessoas prefere recorrer a estes profissionais ou a salões de beleza para solicitar este tipo de serviços.

Pretende abrir um salão de manicure e pedicure particular? Veja qual o investimento inicial necessário para o fazer

  • Plano de negócios

É essencial investir num plano de negócios para o seu salão de manicure e pedicure, se pretende garantir o sucesso e a longevidade do projeto, uma vez que lhe permite:

  • Atrair financiamento;
  • Tomar decisões informadas;
  • Estabelecer objetivos realistas que possam ser avaliados e ajustados conforme necessário.

Nesse plano, deve incluir uma pesquisa de mercado, descrição dos seus serviços, análise do seu público-alvo, equipa de colaboradores, definição de metas financeiras, plano de comunicação e marketing e entre outras informações que considere relevantes.

Embora um plano de negócios para seu salão de manicure possa levar algum tempo a ser construído, é um investimento vital para o sucesso do seu negócio, assim como para utilizar em caso de necessidade de pedido de investimento, por exemplo;

  • Abertura da empresa e licenças necessárias

Deve considerar os custos inerentes à abertura da empresa, que poderão variar de acordo com o tipo de empresa e respetiva forma jurídica.

O custo do processo de abertura da empresa no Balcão Empresa na Hora standard tablado é de 360€ e deverá de ser pago nesse momento. No entanto, pode ter de considerar custos adicionais de:

    • 200€ caso exista uma marca associada com uma classe de produtos ou serviços;
    • 44€ se pretender adicionar mais uma classe, cada uma destas tem este valor adicional;
    • 50€ por cada imóvel, quota ou participação social;
    • 30€ por cada bem móvel;
    • 20€ por cada ciclomotor, motociclo, triciclo ou quadriciclo com cilindrada até 50 cm3, até ao valor máximo estabelecido de 30.000€.

Não se esqueça ainda de avaliar os custos com impostos como o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), IRC (Imposto de Rendimento sobre Pessoas Coletivas), IRS (Imposto de Rendimento sobre Pessoas Singulares), TSU (Taxa Social Única), IS (Imposto de Selo), IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e ISV (Imposto sobre Veículos);

  • Software gestão e contabilidade

Gerir de forma eficiente a faturação é essencial para o sucesso financeiro de qualquer empresa, incluindo de um salão de manicure e pedicure. Assim, é extremamente importante manter a sua faturação atualizada, de maneira a poder acompanhar as suas despesas e receitas, identificar possíveis problemas financeiros e tomar medidas para melhorar a rentabilidade do salão.
Adicionalmente, os seus clientes devem ser capazes de compreender claramente quanto estão pagar e pelo quê, para que tenham uma relação de confiança e fidelização consigo.
Um software de faturação e contabilidade pode ser uma grande ajuda para garantir que tem as suas faturas e registos financeiros atualizados e que faz uma correta gestão dos seus recursos.
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  • Espaço físico

O aspeto físico vende bastante, uma vez que é convidativo aos clientes entrarem e a passarem mais tempo no espaço. Como tal, é indispensável ter um ambiente bonito e acolhedor para se destacar entre todas as opções de salões disponíveis no mercado.

Para isso, sugerimos que invista num espaço clean, luminoso e com uma decoração apelativa, ajustada ao posicionamento do seu salão;

  • Materiais de tratamento e decoração das unhas

Tanto os serviços de manicure como de pedicure não podem ser implementados sem os produtos adequados. Como tal, para montar um salão de unhas necessita de investir em:

  • Vernizes: existem diferentes tipos de vernizes (cremosos, metálicos ou perolados, por exemplo), com uma grande variedade de cores e que são utilizados com objetivos e técnicas distintas (como o verniz de gel versus verniz normal). Existem, ainda, vernizes de tratamento, outros que funcionam como base ou acabamento, com brilho ou sem brilho;
  • Acetona: utilizada para tirar o verniz das unhas;
  • Hidratantes: cremes utilizados para manter a pele e as cutículas das unhas das mãos e dos pés hidratadas e macias;
  • Esterilizantes: para garantir a higiene dos instrumentos utilizados durante a manicure e pedicure, garantindo a segurança e qualidade do atendimento. Pode, ainda, utilizar uma máquina de esterilização dos equipamentos para o fazer de forma mais rápida e profissional.

Nota: a escolha dos produtos certo é fundamental para o seu sucesso enquanto profissional de manicure e pedicure, pelo que deve garantir que utiliza produtos de qualidade, que assegurem o cuidado com as unhas;

  • Ferramentas de manicure e pedicure

Para executar o serviço de unhas, é essencial utilizar diferentes ferramentas, que se devem adaptar às manicures e pedicures, entre as quais:

  • Limas: utilizadas para dar forma e deixar as unhas lisas e uniformes;
  • Corta-unhas, tesouras para unhas e alicates: utilizados para cortar as unhas e fazer a manutenção das cutículas;
  • Palitos e pincéis: utilizados para remover excessos de verniz, limpar os cantos das unhas e aplicar detalhes decorativos;
  • Pedras pomes: úteis para remover células mortas dos pés e deixar a pele mais macia;
  • Toalhas: para que o cliente se sinta confortável em colocar as mãos e os pés e o profissional possa utilizar para limpar;
  • Máquinas de verniz de gel.
  • Material de arrumação e organização

Considerando todos os materiais que necessita de utilizar para a prestação dos serviços, é essencial que estes estejam organizados e arrumados de forma eficiente, para benefício do seu trabalho e para garantir que o espaço está livre para os clientes.

Dica: utilize expositores para alguns dos produtos, nomeadamente para os vernizes. Não só é uma forma de facilitar a escolha de cores dos clientes, como de mostrar a sua oferta de forma mais visual, bem como para criar um elemento de decoração;

  • Cadeiras técnicas apropriadas e ergonómicas

Quer no serviço de pedicure como de manicure, tanto os clientes como os profissionais estão sentados, pelo que é essencial que ambos estejam confortáveis. Esta necessidade ganha maior dimensão relativamente aos profissionais visto que, sendo a sua profissão, passam bastantes horas sentados, na mesma posição.

Como tal, é imprescindível investir em cadeiras apropriadas a cada serviço, sendo que existem diferentes modelos de cadeiras de manicure, cadeiras de pedicure, móveis para manicure ou apoios para pedicure (para facilitar a execução do serviço e conforto do cliente).

Idealmente, este tipo de materiais devem ser ajustáveis em altura, ter rodas para se moverem facilmente e serem confortáveis;

  • Mesas de manicure

Assim como as cadeiras, é fundamental ter mesas, principalmente para executar os serviços de manicure e que tenham espaço suficiente para apoiar os materiais necessários para o serviço de manicure, nomeadamente os vernizes, as máquinas de verniz gel e entre outros acessórios;

  • Equipamentos informáticos para POS

Para submeter a faturação do salão de manicure, é essencial utilizar diferentes equipamentos informáticos, desde computador, gaveta de dinheiro, impressora ou máquina de multibanco;

  • Marketing

Se pretende dar a conhecer o seu salão de pedicure e manicure, um dos investimentos iniciais a realizar é na divulgação do espaço. Existem várias formas de o fazer, nomedamente através da distribuição de flyers e cartões de visita, presença nas redes sociais, anúncios em jornais e revistas, parcerias com outros estabelecimentos que tenham público semelhante ao seu salão ou de diferentes tipos de campanhas promocionais.

Investir na divulgação do seu salão de manicure e pedicure é essencial para atingir o seu público-alvo e garantir o sucesso do negócio. Desta forma, deve planear os investimentos, de acordo com uma estratégia de comunicação e marketing, focada em serviços de beleza.

  • Profissionais formados

Ninguém quer pagar por um serviço que não corresponde ao pretendido, seja por falta de durabilidade, unhas partidas facilmente, verniz a sair rapidamente, infeções e entre outros problemas que possam surgir.

Assim, é vital para o sucesso do salão investir, desde a fase inicial, em profissionais formados em manicure e pedicure. Além de garantir a qualidade do serviço oferecido aos clientes, a formação profissional em manicure e pedicure fornece os conhecimentos necessários relativos às técnicas de higiene e segurança necessárias para evitar contaminações e riscos à saúde, tanto do próprio profissional como dos clientes.

Como tal, deve montar um equipa de pessoas altamente formadas para exercer a profissão de manicure e pedicure, através de diferentes cursos de manicure e pedicure.

Desta forma, deve considerar os custos associados a cada trabalhador, que incluem não só o seu ordenado mensal, como subsídios de férias e natal, subsídio de alimentação, segurança social, seguro para acidentes de trabalho e formação;

  • Serviços de limpeza, água e luz

Montar um espaço físico de prestação de serviços implica, ainda, custos de água, eletricidade, assim como de serviços de limpeza, que dependerão do tamanho do espaço.

Não deve esquecer também os custos de aluguer do espaço ou de eventual prestação de empréstimo.

 

Por fim, abrir um salão de beleza pode ser um ótimo investimento. No entanto, se pretende ser bem sucedido, deve considerar todos estes custos, desde a fase inicial, de maneira a perceber se tem condições para abrir o seu próprio negócio de forma autónoma ou se terá de recorrer a eventuais fontes de financiamento.

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