Marketing para terapeutas: 7 Estratégias para um terapeuta de sucesso

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Marketing para terapeutas: 7 Estratégias para um terapeuta de sucesso

É Terapeuta e procura destacar-se no mercado? Pode ser difícil distinguir-se da concorrência e destacar-se na sua área, mas existem certas medidas que pode tomar e que, com certeza, impactarão de forma positiva o seu sucesso. Veja 7 estratégias de marketing fundamentais para o seu sucesso enquanto Terapeuta.

Ser Terapeuta é uma carreira tão desafiante quanto gratificante. É uma profissão que requer formação especializada, excelentes capacidades de comunicação, assim como aptidão para criar uma relação de confiança com os pacientes.

A saúde mental e física têm ganho especial importância nos últimos anos, o que tem impacto direto na competitividade entre os diferentes tipos de terapeutas. Como tal, hoje em dia, para ser bem sucedido como terapeuta, é essencial compreender o panorama do mercado, construir relações com os clientes e manter-se informado relativamente às melhores práticas e inovações.

Acompanhe 7 dicas para se tornar um terapeuta de sucesso num mercado cada vez mais competitivo:

1. Crie uma experiência de atendimento única

As empresas de serviços têm o dever acrescido de se destacarem em relação às concorrentes, através da oferta de um serviço de excelência. É por isso que as empresas melhor sucedidas transformam os seus serviços, que até podem ser simples, em verdadeiras experiências.

No caso dos terapeutas, é essencial que estes profissionais se dediquem “de corpo e alma” à sua profissão, assim como ao paciente que estão a atender, utilizando a criatividade para tornar cada atendimento em algo único.

Invista num atendimento personalizado, que inclua não só os serviços em si como também a sugestão de produtos, exercícios ou boas práticas complementares, ajustadas às necessidades de cada cliente.

Para isso, é imprescindível conhecer muito bem o seu público-alvo e o mercado onde está inserido - reveja o plano de negócios construído para a abertura clínica de terapias alternativas.

2. Estabeleça uma forte rede de networking

Criar relações com profissionais da área, como com outros terapeutas, ou mesmo com pessoas ligadas a áreas complementares (exemplo: medicina convencional, outras terapias alternativas, especialista em fitoterapia e entre outras) só traz benefícios.

Dispôr de uma boa rede de networking é uma forma de poder esclarecer eventuais questões, usufruir da ajuda de outros profissionais, informar-se sobre as boas práticas e oportunidades do mercado ou mesmo aproveitar para dar a conhecer-se enquanto Terapeuta profissional.

3. Seja apaixonado por aquilo que faz

Os Terapeutas precisam mesmo de gostar daquilo que fazem e de estar bem, tanto física como mentalmente, para poderem dar o melhor de si e impactar de forma positiva a vida das outras pessoas. Esta dica é geral a todos os ramos de atividade, embora na área da saúde e bem-estar ganhe um especial destaque.

Porque quis seguir esta profissão? Qual é a sua missão diária? Por que razão gosta de ser Terapeuta? O que pode melhorar na sua profissão? Estas são apenas algumas questões que o podem auxiliar a lembrar-se todos os dias do seu propósito enquanto Terapeuta.

Foque-se em criar pequenos pontos de motivação diários, que lhe proporcionem boas energias para os seus dias.

4. Foque-se e especialize-se numa área

Existe uma grande variedade de terapias alternativas em todo mundo, umas certificadas e outras não. Tendo em consideração toda esta diversidade, é comum um Terapeuta cair na tentação de querer dominar todas as terapias. E o que é que acontece nesse caso?

Quando se tenta ser especialista em “tudo”, acontece o contrário: não se é especialista em nada.

Embora possa ter conhecimento generalizado sobre todos os tipos de tratamentos e terapias, deve especializar-se numa área de atuação. Sugerimos que se especialize na área com que mais se identifica e procure formações para aperfeiçoar e completar as suas técnicas.

Gira o seu tempo de forma eficiente para aprender algo que realmente sinta que vá acrescentar valor ao seu trabalho e aos seus pacientes e procure fazê-lo de forma constante, de maneira a manter-se atualizado.

5. Valorize o seu trabalho

Um dos erros crassos dos profissionais de hoje em dia é o facto de não valorizarem o seu próprio trabalho, que inclui o seu nível de especialidade, as técnicas e os materiais utilizados, o tempo e o dinheiro investido na sua formação, assim como todo o serviço e experiência oferecidos durante o tratamento dos pacientes.

Não se esqueça da importância do seu trabalho. Afinal de contas, é um grande promotor de saúde e bem-estar, uma das necessidades básicas dos indivíduos. Assim, se pretende trabalhar com motivação e de forma justa, deve valorizar o seu trabalho, através da prática de preços justos.

Cobrar um valor justo pelo serviço prestado é também uma forma de se posicionar e ganhar credibilidade no mercado.

6. Recolha feedback e avalie os seus resultados

Só conseguirá saber se os seus pacientes gostaram da sua experiência se os questionar.

Procure recolher feedback dos seus clientes após a utilização dos serviços, abordando diferentes variáveis da respetiva experiência. Veja algumas questões que podem ser relevantes realizar:

  • Como conheceu os nossos serviços?

  • Como avalia o atendimento do terapeuta?

  • Avalie de 1 a 7 a sua satisfação com o serviço prestado

  • O que acha que poderia ser melhorado?

  • Recomenda a clínica?

Pode utilizar o email para contactar os seus clientes e pedir-lhes feedback, caso tenha autorização expressa para tal. Complementarmente, é importante utilizar os dados recolhidos de forma construtiva, no sentido de melhorar os seus serviços.

7. Comunique e divulgue os seus serviços

Lembre-se que é essencial dar a conhecer-se enquanto profissional assim como aos tratamentos realizados por si, se pretende atrair clientes e ser bem sucedido.

Para tal, invista numa comunicação “humanizada”, focada na partilha de experiências reais e positivas, assim como de conteúdos relevantes para promover os benefícios das terapias alternativas- o chamado "marketing de conteúdo".

Uma vez que as pessoas usam a internet para se informar, analise as vantagens de criar uma presença online, nomeadamente nas Redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, TikTok ou LinkedIn) ou através de um website próprio, por exemplo. Investir em marketing digital permite-lhe comunicar e transmitir a sua mensagem com maior eficiência e rapidez ao seu público alvo - se tem uma clínica de terapias alternativas, saiba como ser encontrado online.

Adicionalmente, os eventos são uma excelente maneira de divulgar o seu trabalho e aprender, de forma simultânea. Participe em feiras, congressos e outros eventos que o permitam estar informado relativamente às tendências do segmento, bem como a divulgar o seu trabalho.

Por outro lado, pode também organizar os seus próprios eventos, workshops e cursos, uma maneira de promover um contacto inicial do público com a terapia holística.

Veja outras formas de atrair clientes para uma clínica de terapias alternativas.

Garantir o sucesso do seu negócio é desafiante e trabalhoso. No entanto, garantimos-lhes que estas estratégias de marketing para terapeutas lhe facilitarão a tarefa de atrair novos clientes e de ser reconhecido na sua área.

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