Técnicas para aumentar a produtividade enquanto freelancer

Blog / Empreendedorismo / Técnicas para aumentar a produtividade enquanto freelancer
Técnicas para aumentar a produtividade enquanto freelancer

Trabalhar como freelancer pode ser muito gratificante, mas é também um desafio. Quando se trabalha por conta própria, há mais tendência a distrações com tarefas pessoais, poderá ficar preso em algumas tarefas por um longo período de tempo ou até mesmo perder a motivação em alguns momentos. No entanto, existem técnicas que podem ser usadas para combater esta dificuldade e aumentar a produtividade.

Neste artigo, iremos explorar algumas dessas técnicas, para que possa começar a otimizar o seu tempo da melhor forma e ganhar mais motivação para o seu trabalho!

Técnicas para aumentar a produtividade enquanto freelancer

1. Organize o seu espaço de trabalho

A organização do espaço de trabalho é fundamental para ser mais produtivo. Isso inclui manter uma secretária organizada, eliminar qualquer distração, como televisões ou telemóveis,  e criar um ambiente de trabalho que o inspire. Certifique-se ainda de que o seu espaço de trabalho é limpo, confortável e bem iluminado.

2. Defina objetivos para o seu trabalho

Estabelecer objetivos claros é uma técnica importante para ser produtivo no trabalho como freelancer. Para delinear os seus objetivos, poderá utilizar a técnica SMART. Segundo esta técnica, os seus objetivos devem ser específicos (Specific), mensuráveis (Mesureable), atingíveis (Attainable), relevantes (Relevant) e com um prazo definido (Timely). Ao definir objetivos de acordo com estes parâmetros, irá conseguir manter-se focado e motivar-se a completar o seu trabalho no mínimo de tempo possível!

3. Planeie seu dia

Antes de começar o trabalho, planeie o que vai fazer durante o dia. Faça uma lista de todas as tarefas e estabeleça uma ordem de prioridades. Ter o dia planeado é meio caminho andado para evitar a procrastinação, pois saberá exatamente o que tem de fazer a cada momento. Com o planeamento, consegue também criar prioridades no seu horário e evitar distrações desnecessárias.

Dica: Ao planear o seu dia, é importante saber quais são os seus momentos de maior produtividade. É mais produtivo de manhã, à tarde ou à noite? Responda a esta questão tente planear as tarefas mais complexas para períodos de maior produtividade.

4. Use um cronómetro

Usar um cronómetro pode ajudá-lo a manter o foco nas tarefas onde sente mais dificuldade em concentrar-se. Defina um período específico de tempo no seu cronómetro, como 25 minutos, e trabalhe de forma focada durante esse tempo. Depois, faça uma pausa de 5 minutos para descansar e organizar ideias. Essa técnica é conhecida como Pomodoro e é uma das técnicas de produtividade mais eficazes para manter o foco.

5. Automatize as tarefas mais repetitivas

Automatizar tarefas repetitivas pode ajudá-lo a focar-se em tarefas mais importantes, aumentado assim a sua produtividade e eficiência. Use ferramentas para automatizar tarefas simples, como enviar e-mails, guardar ficheiros e criar backups, e tenha tempo para as tarefas mais importantes.

6. Use a tecnologia a seu favor

Existem muitas ferramentas e aplicações disponíveis para ajudá-lo a completar as suas tarefas de forma mais simples e, assim, melhorar a produtividade. Para planear as suas tarefas, poderá optar por ferramentas como o Trello ou o Asana. Já a aplicação Cold Turkey ajuda-o a evitar distrações desnecessárias. Por fim, poderá utilizar um software de faturação, como é o caso do Vendus, para o ajudar a manter as sua faturação mais organizada.

7. Pratique meditação

A meditação é um grande aliado no que toca a manter a mente organizada e pronta para enfrentar os desafios do trabalho por conta própria. Lembre-se de reservar alguns minutos todos os dias para meditar - isto pode ajudá-lo a melhorar a concentração, reduzir o stress e aumentar a criatividade.

8. Faça pausas regulares no seu trabalho

Fazer pausas regulares é fundamental para aumentar a produtividade. Certifique-se de que faz uma pausa a cada 90 minutos ou quando sentir que sua produtividade está a diminuir. Use esse tempo para se levantar, esticar as pernas ou fazer uma caminhada curta - irá regressar ao trabalho mais revitalizado e com mais motivação.

9. Pratique exercício físico

O exercício físico é também um grande aliado na produtividade no trabalho. A prática de exercício físico aumenta a produção de endorfinas, os níveis de energia e melhora o bem-estar mental e físico. Assim, dedique sempre um espaço do seu dia para alguma atividade física da sua preferência -  quer seja dança, musculação, corrida ou natação, o importante é ir!

10. Delegue tarefas

Um trabalho freelancer pode ser muito solitário - mas não precisa de o ser! Enquanto trabalhador por conta própria, certamente que existem tarefas mais automáticas que poderá delegar a outra pessoa. Porque não entrar em contacto com uma assistente virtual, que lhe irá libertar tempo para assuntos mais importantes? Passe menos tempo com tarefas que não acrescentam muito à sua produtividade diária.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.