6 Dicas para ter sucesso na sua empresa de criação de sites

Blog / Empresas / 6 Dicas para ter sucesso na sua empresa de criação de sites
6 Dicas para ter sucesso na sua empresa de criação de sites

Quem pretende abrir um negócio, deve estar ciente de todos os desafios e dificuldades inerentes ao desenvolvimento da atividade. Embora possa ser um serviço cada vez com maior procura, pode ser complicado atingir o sucesso numa agência de criação de sites. Siga estas 6 dicas para ter sucesso no seu negócio de criação de sites profissionais!

Ter uma boa ideia é relativamente simples quando comparado com todos os passos necessários para abrir a sua empresa de criação de sites e, ainda para mais, com tudo o que deve seguir para ser bem sucedido.

No entanto, não é uma tarefa impossível, uma vez que existem várias empresas nesta área com grandes e positivos resultados. É apenas exigente.

Como tal, reunimos 6 dicas que empresas bem sucedidas aplicam e que podem levar ao sucesso do seu negócio de criação de sites:

1. Tenha uma equipa diversificada

Em qualquer tipo de empresa, são necessários profissionais de diferentes áreas para constituir uma equipa.

No caso específico de uma agência de criação de websites, é importante contar com uma equipa de profissionais com as funções técnicas de Web Designer, Web Developers, Gestores de conteúdos, Copywriters, Especialistas em UX e UI, Gestores de projeto, Analistas digitais e entre outros.

Por outro lado, é imprescindível ter uma equipa de Account Managers, responsáveis por fazer a ligação direta com os clientes, interpretar as suas necessidades, ajudar a construir uma proposta de valor e apoiar em todo o processo.

2. Invista em formação constante

Sendo esta uma área no ramo da tecnologia, em permanente evolução, é fulcral investir em profissionais formados ao nível técnico.

De forma complementar, deve continuar a investir na sua formação, de forma constante, de modo a consolidar e atualizar alguns conhecimentos, bem como adquirir novos.

As formações devem ser adaptadas à função de cada profissional e podem estar relacionadas com alguns dos seguintes temas: UX e UI, web design, Javascript, Python, HTML, Copywriting para web, SEO, e-commerce, como gerir um site, e entre outras.

Adicionalmente, em algumas funções pode ser importante ter formações comerciais e de vendas.

3. Não se esqueça do SEO

Existem inúmeros casos deste tipo de agências que comercializam o serviço de construção do site em si, sem assegurar toda a parte técnica que, na maioria dos casos, os clientes acabam por não ter conhecimento do impacto real ou desvalorizá-lo. Estamos a falar do SEO - Search Engine Optimization.

De pouco serve ter um website super bonito em termos visuais e uma boa experiência de cliente, se depois os clientes não conseguem chegar até ele, de forma orgânica e natural.

Como tal, ao desenhar o plano de desenvolvimento do website para os seus clientes deve, questionar acerca das suas necessidades, incluindo o SEO.

Em termos práticos, algumas das funcionalidades importantes ao nível de SEO passam por disponibilizar um campo em cada landing page para o título e descrição da página, possibilidade de definir os diferentes headings (H1, H2, H3), campo para o alt e title das imagens e entre outras funcionalidades.

4. Utilize imagens e vídeos de qualidade

O tipo de conteúdo que chama mais à atenção dos visitantes num website são os formatos de imagem e vídeo. Deste modo, foque-se em escrever menos texto e utilizar mais imagens e vídeos (com peso e medida, claro).

Ambos devem ter uma elevada qualidade e o seu tamanho deve ser adaptado, uma vez mais, a diferentes devices. Contudo, esta qualidade, normalmente, traduz-se num maior peso. Para combater esse facto, deve utilizar ferramentas de compressão, que não interfiram com a qualidade esperada.

5. Garanta uma boa experiência do utilizador

Quem utiliza plataformas online exige uma boa experiência, no que diz respeito à navegação. Para isso, existem algumas regras para criar um website. É fulcral garantir uma boa arquitetura da informação, a partir da organização de todos os conteúdos de forma estratégica, simples e minimalista, baseada no seu comportamento natural como utilizador (percurso de cliente).

Sendo que a maioria da população utiliza o telemóvel para navegar, deve assegurar uma experiência mobile first, a partir da adaptação de todos os conteúdos aos diferentes dispositivos, mas tendo como prioridade a experiência em dispositivos móveis.

6. Utilize ferramentas de gestão de tarefas

Considerando o facto das agências terem de gerir vários clientes, com necessidades distintas e simultaneamente, é essencial existir “uma dose extra” de planeamento de todas as tarefas, de modo a auxiliar na definição das diferentes prioridades.

Por outro lado, se seguirem a dica nº1 e tiverem Account Managers para cada cliente, é importante que os clientes e a restante equipa possam ir tendo visibilidade dos desenvolvimentos de cada projeto.

A tecnologia vem mudar e ajudar a organizar estes fluxos de trabalho, tornando-os mais rápidos e ágeis. Consequentemente, já existem variadas ferramentas de gestão de tarefas e projetos que poderá adotar na sua agência. Destacamos o SlackTrelloAsanaClickup ou o Meister Task.

Conheça outras ferramentas que poderá utilizar enquanto trabalha à distância ou na assistência e prestação de serviços via virtual aos seus clientes.

7. Invista na sua presença online

O seu negócio de criação de sites profissionais precisa de ter uma presença online bem estabelecida. Invista num site informativo e otimizado para SEO, Google Ads, redes sociais, envio de newsletters e outras ferramentas de marketing digital que poderá utilizar para divulgar o seu negócio.

8. Invista num bom software de faturação

Existem softwares de gestão e faturação que lhe permitem gerir e organizar todas as transações e fluxos de caixa da sua empresa, de forma remota e simples.

Vendus é um software de faturação certificado, compatível com qualquer equipamento, fácil de configurar e pronto a utilizar desde o primeiro dia, que lhe permite trabalhar e utilizar em qualquer local, desde 4,99€ por mês, sem limites. Não acredita?

Experimente grátis, durante 30 dias.

Achou o artigo interessante?

Software de Facturação e POS sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.