Conheça os 7 desafios das agências de marketing

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Conheça os 7 desafios das agências de marketing

Abrir uma agência de marketing pode ser um grande desafio, embora seja um setor em crescimento e expansão em Portugal. Conheça 7 dos principais desafios das agências de marketing e acompanhe algumas dicas para os ultrapassar e ser bem sucedido!

Um dos primeiros passos para quem pretende abrir uma empresa ou agência de marketing é informar-se acerca dos possíveis constrangimentos, desafios ou mesmo problemas que a atividade acarreta, de forma a poder agir de forma antecipada e ter já soluções prévias para gerir a sua agência de marketing.

Quais os principais desafios de uma agência de marketing?

Desafio 1- Atrair clientes, destacando-se da concorrência

Hoje em dia, existem milhares de empresas ou agências de marketing em Portugal , como se pode perceber a partir de uma breve pesquisa no Google

Uma vez que existe tanta oferta, torna-se difícil e desafiante marcar a diferença e destacar-se, embora possa fazer combater esse facto a partir de um trabalho minucioso de branding, começando pela construção da sua imagem de marca, adaptada ao posicionamento que pretende ter. 

Comece pela definição da sua missão, valores e objetivos da empresa, procure oferecer soluções diferenciadoras e talvez possa fazer sentido investir em nichos de clientes, com uma oferta mais personalizada e adaptada. Saiba mais sobre como angariar clientes para uma agência de marketing.

Desafio 2 - Garantir um bom briefing aos clientes

Um dos maiores desafios das agências é perceber o que os clientes pretendem, de forma a conseguirem atender aos seus pedidos e expectativas. 

Para isso acontecer, é imprescindível terem uma equipa de profissionais formados para a parte comercial, que tenham excelentes competências de comunicação e agilidade para esse contacto, assim como competências técnicas para entender as necessidades dos clientes e esclarecer eventuais questões. 

Adicionalmente, o cenário ideal é que esses colaboradores, os chamados Key Account Managers, tenham experiência prévia em funções semelhantes e, até, noutras agências ou como clientes finais.

Desafio 3 - Gestão de projetos

É comum as agências ou empresas de marketing trabalharem com uma grande variedade de clientes, em projetos e com objetivos diferentes, uma vez que, no final de contas, acabam por ser empresas prestadoras de serviços.

Aliado a este facto, muitas das vezes, as equipas não são muito grandes, pelo que cada colaborador está responsável por diversos projetos, que podem ser de diferentes empresas, áreas ou setores, o que torna bastante difícil a gestão eficiente de todos esses projetos. 

Este fator pode levar ao atraso ou falta de qualidade das entregas, podendo acabar com a credibilidade da empresa e afastar os clientes. No entanto, existem algumas ferramentas de marketing bastante úteis para resolver este desafio tão comum: conheça 8 Ferramentas essenciais para uma agência de marketing.

Desafio 4 - Fidelização dos clientes

Tendo em conta a situação já mencionada anteriormente - de existir uma alta concorrência e competição nesta área -  mais do que atrair clientes, torna-se ainda mais desafiante torná-los clientes fidelizados, isto é, em clientes que recomendem os seus serviços e voltem a utilizá-los.

Um dos fatores com mais impacto nesta fidelização é a qualidade do seu serviço, assim como a relação de confiança estabelecida entre os clientes e os profissionais e, por sua vez, com a empresa. Por outro lado, os resultados obtidos também são um fator que influencia essa continuidade de parceria, pelo que é importante garantir que consegue analisar todas as métricas definidas e que os seus serviços estão alinhados com os objetivos do cliente.

Se pretende que os seus clientes se tornem fiéis aos seus serviços, poderá, ainda, apostar em planos de parceria anuais, semestrais, trimestrais e entre outros, com um valor fixado a médio-longo prazo, permitindo um maior acompanhamento e vantagens para ambos.

Desafio 5 - Oferecer soluções de marketing digital atuais

Na maior parte das vezes, os negócios recorrem aos serviços de empresas de marketing, devido ao facto de contarem com profissionais especializados nas melhores práticas de marketing e comunicação, com um bom entendimento do mercado e dotados de uma rápida adaptabilidade às novas tendências do mercado.

Se há uns anos, era quase indiscutível o impacto do investimento em televisão em televisão, rádio, outdoors ou mupis, por exemplo, hoje em dia já não é um investimento com um retorno assim tão “certo”, comparando diretamente com o investimento feito em outros canais online, por exemplo nas redes sociais, influencers ou paid media.

Assim, acaba por ser um grande desafio as empresas conseguirem adaptar-se a esta nova realidade, através da alteração da sua oferta de serviços ou a especialização em algumas áreas específicas. 

Atualmente, os profissionais responsáveis por campanhas de publicidade paga/aquisição de tráfego são cada vez mais requisitados. Por isso, pode ser uma boa ideia reforçar o investimento neste tipo de especialistas na área, bem como comunicar essa vantagem competitiva externamente.

Desafio 6 - Encontrar uma equipa multidisciplinar

Já todos ouvimos dizer que “o marketing é um mundo”, uma vez que engloba um conjunto de estratégias, numa grande variedade de canais de comunicação, físicos ou online.

Deste modo, se pretende elaborar boas estratégias, é fundamental compreender o seu público-alvo e ter uma equipa de profissionais multidisciplinares para desenhar o melhor plano, adaptado a cada necessidade, dependendo do posicionamento da sua empresa.

Para o marketing digital, procure ter uma equipa responsável pelo desenvolvimento de conteúdos relevantes para blogs, redes sociais, landing pages de sites, assim como de planeamento de estratégias de tráfego orgânico (SEO) e de tráfego pago (Performance).

Por outro lado, deve também trabalhar com alguns Designers, Copywriters e Marketers, capazes de desenhar outro tipo de campanhas, incluindo de meios físicos, se fizer parte da sua estratégia.

Desafio 7 -  Definir orçamentos

Definir um orçamento, principalmente para empresas em início de atividade, pode ser bastante complexo, tendo em conta o tipo e variedade de serviços que oferece, os profissionais que tem na sua equipa, o posicionamento da sua empresa, os custos associados, o tempo utilizado e disponível para cada projeto e muitos outros fatores.

Pode orçamentar os seus serviços de diferentes formas, mas a mais utilizada por agências ou empresas de marketing é uma “bolsa de horas”, isto é, a existência de alguns packs de horas, como método de custo (exemplo: 40 horas mensais ou 20 horas semanais).

Colocando em prática, é importante as empresas avaliarem as necessidades para cada projeto, ao nível de carga horária, especialização e complexidade do projeto, formação dos profissionais, possível retorno do projeto, custos e muitos outros fatores, de forma poder orçamentar o trabalho da sua equipa de forma justa. Para isso, deve também ter em conta os preços do mercado e, mais importante de tudo, a qualidade dos seus serviços, visto que a qualidade tem de ser recompensada e o objetivo final ao fim do dia é ter uma empresa lucrativa.

Agora que já conhece 7 dos principais desafios de uma agência ou empresa de marketing, trace um plano de ação, de forma a adaptar-se e ultrapassar estes desafios, de forma eficiente.

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